Notícias

Fundac doa peças produzidas por socioeducandos para a Casa da Criança com Câncer

publicado: 28/12/2020 10h48, última modificação: 28/12/2020 10h48
a3e9a53c-f0b2-4248-9c39-4125dca031fe.jpeg

tags: FUNDAC , ORIGAMI , DOAÇÃO , CASA DA CRIANÇA COM CÂNCER


A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) destinou 74 peças de origami produzidas por adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas para a Casa da Criança com Câncer, em João Pessoa. A ação aconteceu nessa quarta-feira (23) e contou com a presença de Tibério Limeira, secretário de Estado do Desenvolvimento Humano; Noaldo Meireles, presidente da Fundac e de Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundação.

O secretário Tibério Limeira acredita que a ação é uma forma de finalizar um ano difícil e doloroso com boas ações que realmente estimulam e promovem a dignidade das pessoas. “O trabalho realizado pela Casa da Criança com Câncer é reconhecido dentro e fora do estado e o poder público tem essa função de apoiar o trabalho executado com excelência por entidades como esta”, frisou.

“A gente precisa reinserir esses adolescentes e jovens na sociedade, tratá-los como sujeitos de direitos e deveres, ao mesmo tempo que precisamos olhar para trabalhos sociais que, de alguma maneira, elevam nossa dignidade”, acrescentou Tibério Limeira.

Noaldo Meireles lembrou que a ação reflete o sentido do Natal. “Essa ação de solidariedade para Casa da Criança com Câncer é resultado do trabalho realizado nas unidades socioeducativas, com adolescentes e jovens durante as oficinas e concurso de origami. É um sentimento de liberdade onde os socioeducandos concordam em doar suas produções para ajudar no combate ao câncer”, disse o presidente da Fundac.

Para Nilton Santos, foi uma honra poder realizar, dentro da coordenação do Eixo Esporte, Cultura e Lazer, mais essa ação. “Primeiro realizamos as oficinas, depois os concursos e agora a doação das 74 obras artesanais confeccionadas pelos adolescentes e jovens privados de liberdade. Isso me deixa muito honrado”, comentou.

Segundo Welma Carvalho, pedagoga e coordenadora da Casa da Criança com Câncer, a instituição é mantida através de doações como foi o caso de dois convênios celebrados junto a Sedh que, recentemente, destinou verbas para reformas. “Hoje foi dia de receber essa doação linda dos socioeducandos da Fundac, trabalhos fantásticos que serão entregues aos nossos usuários, além de serem colocados à venda na lojinha da Casa, para nos ajudar nas despesas”, ressaltou Welma.

Convênio - O Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), firmou nos dois últimos anos 2019 e 2020 dois convênios no valor total de R$ 200.000,00 com a Casa da Criança com Câncer. A parceria garantiu a manutenção do espaço e o funcionamento eficiente das ações de natureza social, e saúde das crianças e adolescentes portadores de câncer vindas de todo o estado.

A Casa - A Casa da Criança com Câncer foi fundada em 1997, em João Pessoa (PB), pelo médico Gilson Guedes e, desde então, presta assistência às crianças em tratamento do câncer e seus familiares.

Hoje a instituição atende a 117 crianças e adolescentes do interior do Estado. Nela encontram todo apoio que necessitam durante o tratamento do câncer: hospedagem completa, roupa de cama e banho, material de higiene pessoal, transporte para deslocamento dentro da cidade, medicamentos, cestas básicas, assistência odontológica e psicológica, atividades pedagógica e recreativa.

A Casa oferece ainda diversas oficinas para os acompanhantes das crianças: de culinária, de trabalhos manuais, de cabeleireiro, de manicure e pedicure, de aulas de informática, de corte e costura e outras atividades.