Notícias

Governo e Exército fazem novas visitas domiciliares de combate ao Aedes aegypti em Cabedelo

publicado: 11/02/2016 16h45, última modificação: 11/02/2016 16h45
ses governo e exercito combate ao aedes aegypti em cabedelo_foto ricardo puppe (2).JPG

Só na manhã desta quinta, cerca de 40 imóveis receberam a visita da equipe - Foto: Ricardo Puppe/Secom-PB

tags: aedes aegypti , dengue , zika , chikungunya , cabedelo


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Exército Brasileiro e prefeitura, realizou nesta quinta-feira (11) mais uma série de visitas, casa a casa, na Praia do Poço, no município de Cabedelo. O objetivo da ação, que já acontece há 29 dias, é exterminar possíveis criadouros e focos Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Desde o início das visitas no município, o trabalho aconteceu nos bairros Jardim América, Gonçalo, Intermares e Ponta de Campina.

De acordo com o agente de saúde do município de Cabedelo, Alex Galvão, só na manhã desta quinta, cerca de 40 imóveis receberam a visita da equipe. “Os responsáveis pelos imóveis têm nos recebido cordialmente e nos deixam entrar com tranqüilidade. Notamos que cada vez menos encontramos focos do mosquito e esse fato mostra que a população tem se conscientizado, impedindo que a água parada se acumule”, explicou.

Só na manhã desta quinta, cerca de 40 imóveis receberam a visita da equipeUm dos imóveis visitados neste 29º dia de trabalho de visitação foi a granja do empresário Sérgio Smith. Ele comentou que a abordagem da equipe foi cautelosa e recebeu orientações importantes sobre o combate ao mosquito. “Precisamos ter cuidado constantemente para não deixar acumular água. Já tive dengue e sei como é uma doença dolorosa. Levando em consideração que o mosquito transmite outras doenças mais graves, é preciso exterminar todo e qualquer possível foco”, disse ele.

Sérgio ressaltou, ainda, que o engajamento de toda a população é imprescindível. “Cada um precisa fazer a sua parte. Esse momento que a saúde mundial enfrenta preocupa bastante e todos nós precisamos trabalhar juntos para combater o mosquito Aedes aegypti”, declarou.

O trabalho com o Exército vem sendo realizado nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

O horário de atuação das equipes do Exército e Bombeiros está acontecendo em dias úteis, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.