Governo entrega cestas básicas às famílias das comunidades atingidas por barragem

publicado: 24/05/2021 08h41, última modificação: 24/05/2021 08h41
cestasbasicas.jpeg

tags: cestas básicas , famílias atingidas por barragem , pandemia , coronavírus

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), continua entregando cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, uma das medidas sociais anunciadas pelo governador João Azevêdo para minimizar os efeitos da pandemia. Desta vez, em articulação com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), foram beneficiadas 1146 famílias das comunidades de Pedro Velho e Riachão, no município de Aroeiras; Cajá e Melancia, em Itatuba; e comunidade do Costa e de Água Paba, no município de Natuba.

Aline Araújo Lima, atingida pela construção da barragem de Acauã e moradora da comunidade do Cajá, no município de Itatuba, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado neste momento de pandemia. “Nossa comunidade agradece ao governador João Azevêdo e ao secretário Tibério, pelo envio das cestas básicas. Elas chegam num momento muito difícil, pois a pandemia e a crise financeira aumentaram o preço não só dos alimentos, mas da energia, do gás. Por isso essa ação vem em boa hora e é muito importante esse apoio do Governo”, comemorou Aline.

Já a agricultora Ana Paula da Silva Medeiros, moradora da comunidade de Riachão, no município de Aroeiras, revelou que as cestas chegam à sua família e à sua comunidade em um momento muito difícil de suas vidas: “Nós não temos trabalho, não temos uma renda certa para comprar nosso alimento e é muito triste amanhecer o dia e não ter um feijão para colocar no fogo. Ficamos agradecidos porque essas cestas abasteceram nossas casas. Agradeço ao governo e ao MAB, na pessoa de Osvaldo, por esse olhar para as pessoas que mais estão precisando”.

“Quando eu fui pegar a minha cesta eu via a alegria, a emoção e a gratidão nos rostos das pessoas por estarem com aqueles alimentos para levar pra casa, para os filhos e para a família se alimentar”, relata a agricultora Josefa Anielly, moradora do Sítio Riachão, em Pedro Velho.

O Governo do Estado vem acompanhado as famílias das comunidades atingidas por barragem e auxiliando de diversas formas.  Em 2020, o governador João Azevêdo autorizou a execução do Projeto Agrovila Águas de Acauã com o decreto de desapropriação da área e a compra do terreno onde será montada toda a infraestrutura para a construção de casas, perfuração de poços, abastecimento de água individualizado e outros benefícios para mais de 100 famílias. Em dezembro de 2020, a comunidade do Costa, no município de Natuba, uma das mais vulneráveis,  foi visitada pela equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano que realizou os cadastros das famílias para o reassentamento.