Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Governo promove encontros com jovens para discutir Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude

Notícias

Governo promove encontros com jovens para discutir Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude

por publicado: 13/01/2022 08h00 última modificação: 13/01/2022 10h09


O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, iniciou nesta terça-feira (11) uma série de encontros com jovens paraibanos para a construção do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para Juventude. A secretária executiva Rafaela Camaraense participou do encontro em Patos e ouviu os pleitos de jovens da cidade e dos municípios de Emas, Mãe D'água, Santa Luzia, São Mamede, Imaculada, Maturéia e Catingueira. Nesta quarta-feira (12), a gestora conversou com a juventude dos municípios de Juru, Princesa Isabel, Tavares, Manaíra e Santana de Mangueira. O encontro aconteceu no Centro Cultural de Juru. 

De acordo com Rafaela Camaraense, a construção do Plano acontece por meio de uma parceria com o Serviço da Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Orçamento Democrático Estadual. “Vamos ouvir a juventude para construção desse Plano Estadual que vai garantir políticas públicas voltadas aos nossos jovens. Dessa forma, é importante ouvi-los e fazer com que eles participem diretamente dessa construção. O Governo do Estado tem trabalhado para garantir igualdade de oportunidades para a juventude e o Plano Estadual vai fortalecer ainda mais essa iniciativa”, destacou.

Em Patos, Rafaela Camaraense, disse ainda que o foco do Governo do Estado para os jovens é a geração de emprego e renda. Para o município, a secretária destacou algumas conquistas. “A Capital do Sertão foi beneficiada com mais de 50 cursos profissionalizantes, e também com linhas de crédito nos valores de R$ 15 mil a R$ 30 mil, por meio do Programa Empreender Juventudes, em uma linha voltada para os jovens”, revelou.

O encontro em Patos aconteceu no auditório da Fundação Ernani Sátiro, e contou ainda com as presenças do vice-prefeito Jacob Souto, que na oportunidade representou o prefeito Nabor Wanderley; do presidente da Fundação Cultural de Patos, Marcelo Lima; do secretário executivo de Articulação Social, Sávio Salvador, e do secretário de Esportes, Turismo e Lazer, José Francisco de Sousa.

Apoio – O vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, ressaltou a importância do evento, principalmente no que abrange a necessidade de os jovens serem instigados a participarem dos debates acerca das políticas públicas direcionadas para a juventude.

Já o secretário executivo de Políticas Públicas para a Juventude de Patos, Felipe Gomes, disse que estava com um sentimento de gratidão e de esperança renovada por iniciar o ano de 2022 com um evento dessa magnitude, que visa trazer muitos benefícios para os jovens patoenses e de toda a região.

Serra do Teixeira – Em Juru, o encontro, que aconteceu no Centro Cultural, contou com as presenças de José Carlos, secretário de Juventude e Cultura de Juru; Priscila Alves - Superintendente do IPSEJ - Juru; Cassiano Silva, secretário de Administração de Juru; Valdeny Diniz, assessor de Cultura, Esporte, Turismo Juventude de Manaíra; Ana Virgínia, assessora de Turismo e Juventude de Manaíra; Magal Freitas, diretor de Cultura, Turismo, Juventude, Esporte e Lazer de Manaíra; Paula Santos, secretária de Assistência Social de Tavares; e João Paulo, secretário de Comunicação Institucional de Princesa Isabel.

Também estivarem presentes: Edson Mandu, conselheiro estadual de Cultura da 11ª Região; Erik Clementino, conselheiro de Cultura da 11ª Região; Rafaela Nunes, presidente do Grêmio do IFPB Campus Princesa Isabel; Carlos Daniel, diretor de Cultura da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP); Pedro Raí, mobilizador do Nuca; Kessy Medeiros - técnico do CAPS - Juru; e Amanda Maria, líder da Juventude Católica de Princesa Isabel.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41