Notícias

Hospital do Bem prossegue programação do Outubro Rosa em Patos

publicado: 16/10/2019 09h39, última modificação: 16/10/2019 09h39
b0483b09-3519-47ba-b151-388b7dd33912.jpeg

tags: HOSPITAL DO BEM , OUTUBRO ROSA , patos

 

A importância e diferenciais no tratamento do câncer no interior da Paraíba desde a inauguração do Hospital do Bem, em setembro do ano passado, como essa disponibilidade de tratamento mais próxima de casa impactou positivamente nos pacientes oncológico e em sua qualidade de vida e ainda formas de prevenção e sobre como o diagnóstico precoce influencia nas chances de cura. Esses foram tópicos abordados na Roda de Conversa, do último dia 10, que teve a participação do cirurgião oncológico, Dr. Wostenildo Crispim. O bate papo aconteceu no hall principal da unidade que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, e faz parte da programação do Outubro Rosa, que ao longo do mês tem diversas atividades das comemorações de um ano do hospital.

A partir do tema: Câncer - Prevenção e Diagnóstico Precoce – o cirurgião Oncológico, Dr. Wostenildo Crispim trouxe diversas informações importantes sobre esse tema e respondeu às perguntas dos presentes e também de todos os ouvintes do Programa Saúde na Rádio, da Rádio Espinharas, que foi transmitido ao vivo enquanto acontecia a Roda de Conversa, que teve ainda a participação da diretora geral do Complexo, Liliane Sena e da coordenadora de Enfermagem do Hospital do Bem, Aretusa Delfino.    “A disponibilidade de tratamento próximo das residências dos pacientes, além de influenciar na qualidade de vida deles, já que não há mais o desgaste de se deslocar quilômetros de distância para ter acesso aos tratamentos, ainda é um fato que reduziu os casos de abandono do tratamento, porque muita gente, até por dificuldades de deslocamento, por não suportar as viagens, abandonavam o tratamento antes de terminar todo o ciclo, o que em se tratando de câncer agravava ainda mais a situação”, destacou Dr. Wostenildo, que respondeu ainda diversas perguntas das pacientes e dos presentes à Roda de Conversa.

Para o médico, que é um dos cirurgiões do Hospital do Bem, um detalhe importante em relação às doenças oncológicas é não se deixar abater pelo diagnóstico. “Hoje em dia, um diagnóstico de câncer não significa uma sentença de morte. Com os tratamentos disponíveis, o paciente pode ser curado. O que muda é que o acompanhamento com a prevenção deve ser mais intenso, mas, uma vez curado, não necessariamente a pessoa vai desenvolver outro câncer”, disse o médico, que lembrou ainda a diferença que faz um diagnóstico precoce no processo de cura. “Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores serão as chances de cura, principalmente no câncer de mama, onde as chances de cura são muito proporcionais ao tempo de descoberta a doença e início do tratamento”, afirmou Dr. Wostenildo.

Programação - Nesta terça-feira (15), às 9h, outra roda de conversa explorará o tema ‘Relação câncer x alimentação’. No dia 17, às 15h, será a vez de abordar a questão da ‘Alimentação, atividade física e saúde’, em outra Roda de Conversa. No dia 21, acontecerá o Dia da Doação de cabelos, onde cabeleireiras voluntárias estarão à disposição de quem quiser doar parte de seu cabelo. O material doado será destinado à confecção de perucas para mulheres que fazem tratamento contra o câncer.

No dia 22, a partir das 8h30, o Bate Papo recairá obre a temática da ‘Importância da equipe multidisciplinar e direitos do paciente oncológico’, enquanto que no dia 28, às 15h, o tema a ser debatido será ‘Auto estima e o enfrentamento do câncer’. O dia 30 terá atividades de musicoterapia, sessão de fotos e ainda de maquiagem para pacientes, colaboradores e acompanhantes, às 8h, e ainda outra roda de conversa sobre como enfrentar a doença e não perder a auto estima, às 10h.

O encerramento do Outubro Rosa no Hospital do Bem acontecerá no dia 30, com uma sessão de cinema, exclusiva, para colaboradores, pacientes e acompanhantes, no Guedes Shopping Center.