Paraíba promove evento virtual sobre intersetorialidade na segurança alimentar e nutricional

publicado: 22/03/2021 08h35, última modificação: 22/03/2021 08h35
evento.png

tags: coronavírus , intersan , sisan

O Projeto Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) na Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), reuniu na tarde dessa quinta-feira (18), em parceria com a Fundação Sistêmica, 215 representantes das gestões municipais de nove estados brasileiros, no encontro virtual “Intersan: Articulando a intersetorialidade em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Gestão Municipal”.

O 1º InterSAN foi divulgado pelo Ministério da Cidadania e mobilizou secretarias e órgãos da assistência social, educação, saúde, agricultura e outros, a fim de estimular a articulação desses entes no fortalecimento da gestão pública de SAN nos municípios brasileiros.

A Programação contemplou aspectos conceituais, estruturais e de funcionamento do SISAN, e destacou a importância da gestão intersetorial por meio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) para a garantia do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA). Na ocasião ainda foram apresentadas ações futuras planejadas pelo Projeto de Consolidação e Gestão do SISAN na Paraíba, em parceria coma Fundação Sistêmica.

Sobre a preparação direcionada do 1º InterSAN, a coordenadora do Projeto SISAN na Paraíba, Ângela Carolina, explica. “O evento desejou simplificar para as gestões municipais como é de fato a visão intersetorial exigida pelo SISAN. Nós fizemos no ato da inscrição um diagnóstico e com base nele já levamos o conteúdo para ser debatido a fim de esclarecer as dúvidas. Pelo nosso alcance, acreditamos que aos poucos estamos fortalecendo a política de SAN na sua base governamental e também alcançaremos com a base da sociedade civil”, enfatizou.

O Projeto Consolidação e Gestão do SISAN na Paraíba trabalha no fortalecimento da política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado, auxiliando a CAISAN e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Atualmente contribui para elaboração do 2º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, auxilia as CAISANs e os CONSEAs municipais com eventos e capacitações e ainda assessora a adesão de novos municípios ao SISAN.

A organização do evento informa que o 2º InterSAN será divulgado em breve, e no mês de maio há previsão de realização de dois eventos para a sociedade civil, por meio dos CONSEAs.