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Promoções do início deste ano atraem centenas ao comércio

publicado: 05/01/2018 21h05, última modificação: 05/01/2018 21h39
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Só da rede de lojas as “liquidações” chegam até a 70%; os produtos vão desde aparelhos de TV de até aos ventiladores e panelas - Foto: Evandro Pereira

tags: promoções , lojas , ano novo , comércio , atração


José Alves

Centenas de pessoas invadiram nesta sexta-feira (5) as Lojas Magazine Luíza em João Pessoa atraídas por anúncios de grandes promoções de início do ano, através da já conhecida ‘queima de estoque’. Mas a orientação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) é que o consumidor fique alerta para esse tipo de oferta porque, ao "encher os olhos" com um preço bem mais barato que o normal, a pessoa pode levar para casa produtos defeituosos ou, ainda, ser vítima do chamado preço mascarado. Segundo o gerente do Magazine Luíza, situado à Avenida Josefa Taveira, no Bairro de Mangabeira, José Jackson, essa liquidação é anual e acontece há 25 anos na empresa. "No Nordeste estamos há seis anos e a liquidação acontece com até 70% de desconto, mas tem produtos com 30%, 40% e 50%. Os produtos estão abaixo de revenda do mercado e as pessoas estão comprando muito. Só no início da manhã, exatamente às 6h, mais de 500 pessoas já estavam na fila quando abrimos as portas”, disse Jackson.

As filas foram se formando nas lojas a cada minuto e, de acordo com o gerente, este ano a expectativa para o dia de promoção foi superior a 40% em vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Ele afirmou que as lojas da rede se prepararam para o dia de promoções com mais produtos. Só em João Pessoa, 13 lojas do Magazine Luíza abriram com as mesmas promoções. Em toda a Paraíba foram cerca de 30 lojas.

Desconfiança

As pessoas compraram muito, porque às 9h muitos produtos da promoção já haviam acabado a exemplo de TV 32 polegadas. Também tinham pessoas desconfiadas, acreditando que os preços "jogados" na promoção já existiam e nesta sexta-feira estavam sendo apresentados como promocionais. Algumas das promoções foram TV Led 40 polegadas de R$ 2.500,00, sendo vendida por R$ 1.500,00. Todos os ventiladores que estavam na oferta na loja em Mangabeira foram vendidos praticamente pela metade do preço. Um detalhe é que nessa promoção as pessoas tinham que levar o produto pra casa logo após a compra. A loja não estava fazendo entrega.

Mesmo com toda euforia das pessoas fazendo compras acreditando nas promoções de início de ano, o secretário do Procon-JP, Helton Renê, aconselhou que ninguém deve fazer compras só guiado pelas propagandas dos baixos preços dessas promoções de fim de estoque. “É claro que o consumidor deve checar se os preços estão realmente mais baixos, porém deve verificar, ainda, se o produto está em bom estado e se é uma necessidade. Os lojistas estão querendo se desfazer dos produtos que sobraram das vendas do final de ano e esse tipo de promoção tem o objetivo de renovação do estoque. Por isso, todos devem ficar atentos”, alertou Renê.

Ele chamou a atenção, também, para as pessoas que compraram muito no final do ano e aconselha que devem se conter se o orçamento já estiver comprometido. “As pessoas devem ponderar se podem gastar nessas promoções de início de ano, porque é também a época de se pagar impostos como IPTU e IPVA, além das matrículas, material escolar e férias. A dica é que não se deve agir por impulso”.

Troca

Nessas compras de promoções, o consumidor deve estar ciente de que as condições de venda de um produto em promoção são as mesmas para aqueles que estão com os preços normais. Tanto a política de troca quanto a de devolução em produtos em promoção segue a mesma regra prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que não obriga aos fornecedores trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. “A loja só é obrigada a trocar a mercadoria por vício ou caso tenha se comprometido com o cliente”, enfatizou Renê.