Notícias

Secretário solicita liberação de recursos no Ministério da Cidadania

publicado: 20/05/2021 08h43, última modificação: 20/05/2021 08h43
secretarioministro.jpeg

tags: audiência , liberação de recursos , ministério da cidadania

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, esteve nessa terça-feira (18), em Brasília (DF), onde foi recebido em audiência pelo ministro da Cidadania, João Roma. Na ocasião, o secretário apresentou algumas demandas de referentes às ações e programas da Sedh.

Segundo Tibério Limeira, a principal demanda foi a solicitação de atualização do saldo passivo de cerca de R$ 27 milhões, que não foram repassados aos Fundos Estadual e Municipais de Assistência de Social. “Esses recursos são indispensáveis para que se possa trabalhar a política de Assistência Social, tanto no que se refere aos municípios como ao próprio Estado. Tivemos uma queda muito brusca no volume de recursos que vem sendo transferido, o que tem prejudicado as políticas de Assistência Social na Paraíba”, argumentou.

Outro ponto discutido com o ministro foi com relação ao convênio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade leite, que, segundo o secretário, vence em 30 de junho. “Precisamos de uma resposta para que possamos trabalhar junto aos produtores e usinas de beneficiamento de leite na Paraíba. O ministro sinalizou positivamente, vamos aguardar o trâmite burocrático para que possamos assinar o novo aditivo do convênio, e assim poder dar a garantia de continuidade do Programa”, destacou. 

Por último, o secretário lembrou que outro ponto tratado foi quanto ao aporte de recursos para implementação do Serviço de Família Acolhedora no Estado, bem como o andamento da adesão à ação de distribuição de alimentos lançada pelo Ministério, que o Estado preencheu o termo de aceito; além de outras pautas, como a assinatura de novos convênios nas áreas de segurança alimentar, de assistência social, capacitação de trabalhadoras e trabalhadores, construção e implantação de cisternas, entre outros. “Esperamos em tempo hábil e dentro da legalidade as respostas do Ministério. Foi uma audiência objetiva e bastante produtiva”, afirmou Tibério Limeira.