Notícias

Treinamento de salvamento é feito para surfistas na Baía da Traição

publicado: 22/01/2018 18h37, última modificação: 22/01/2018 18h37
22-01-2018-F-salvamento.jpg

O ‘Surf Salva’, projeto desenvolvido todos os anos pela corporação, tem como objetivo capacitar os surfistas da região para realizar resgastes em meio aquático e fornecer os primeiros atendimentos às vítimas de afogamento - Foto: Secom-PB

tags: corpo de bombeiros , baía da traição , verão , afogamento , salvamento


Redação com Secom-PB

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), por meio do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), realizou no sábado (20) um treinamento de salvamento aquático para surfistas na praia de Baia da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. O ‘Surf Salva’, projeto desenvolvido todos os anos pela corporação, tem como objetivo capacitar os surfistas da região para realizar resgastes em meio aquático e fornecer os primeiros atendimentos às vítimas de afogamento. Acidentes dessa natureza ocorrem com maior frequência no período de veraneio.

O curso foi ministrado pelo aspirante Gustavo Gouveia, comandante do Pelotão de Busca e Salvamento do 3º BBM, com apoio dos cabos Jobson e Belizário e dos soldados Alex e Falcão. Durante o treinamento, os bombeiros repassaram conteúdos como definição de afogamentos, estatísticas de ocorrências e graus de afogamento. Foram abordados ainda temas como tratamento destinado para cada grau do afogado, a realização do resgate sem o uso de material e do resgate com auxílio de pranchas, principal recurso utilizado pelos surfistas.

De acordo com o major Tiago Aragão, comandante do 3º BBM, a capacitação visa trabalhar a prevenção quanto a acidentes aquáticos e busca melhorar os resultados das operações do Corpo de Bombeiros, principalmente no período do verão e do Carnaval. “Nossa meta é registrar ‘zero óbito’ durante as grandes operações da nossa instituição”, afirma o major.