Notícias

ALPB aprova concessão de homenagens a ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff

publicado: 16/03/2017 00h05, última modificação: 16/03/2017 07h25
divulgação.jpg

As honrarias aos ex-presidentes serão entregues durante sessão solene a ser realizadano no próximo domingo, na cidade de Monteiro - Foto: Divulgação/ALPB

tags: assembleia legislativa da paraíba , lula , dilma rousseff , medalha epitácio pessoa , homenagem

 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou na sessão ordinária de ontem a entrega da Medalha Epitácio Pessoa aos ex-presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. As propostas foram apresentadas pelos deputados Frei Anastácio (PT) e Estela Bezerra (PSB). A entrega da comenda será feita durante uma sessão solene na cidade de Monteiro, no próximo domingo, (19). Na ocasião, também será entregue ao ex-presidente Lula, o Título de Cidadão Paraibano, concedido no ano de 2003.

De acordo com o deputado Frei Anastácio, o ex-presidente Lula é merecedor da homenagem pela coragem empenhada para que fossem iniciadas as obras da Transposição do Rio São Francisco. “Lula tirou o projeto do papel e deu andamento às obras. Ele deixou a Paraíba em situação privilegiada com vários municípios beneficiados”, justificou o parlamentar.

Para a deputada Estela Bezerra, conceder a medalha para a ex-presidente é uma questão de justiça, já que Dilma Rousseff é uma protagonista que viabilizou a obra da Transposição. “É justo valorizar governos que foram fundamentais e determinantes para que a obra da Transposição do Rio São Francisco fosse efetivada”, argumentou a deputada.

O deputado Raniery Paulino ressaltou que Lula possui todos os méritos referentes às obras da Transposição do Rio São Francisco. “O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebe esta homenagem por seus méritos. Ele tirou do papel esta grande obra que é a Transposição do São Francisco”, declarou.

A aprovação da honraria para Lula contou com voto favorável de 26 parlamentares. Apenas cinco se abstiveram na votação de concessão da medalha, que foram Tovar Correia Lima (PSDB), Guilherme Almeida (PSC), Renato Gadelha (PSC), Camila Toscano (PSDB) e Janduhy Carneiro (Podemos).

Já a homenagem para a ex-presidente Dilma recebeu 24 votos favoráveis. Os deputados Arnaldo Monteiro (PSC) e Bruno Cunha Lima (PSDB) votaram contra e os deputados Guilherme Almeida (PSC), Janduhy Carneiro (Podemos), Renato Gadelha (PSC), Camila Toscano (PSDB) e Tovar Correia Lima (PSDB) se abstiveram.

Ainda na sessão de ontem, os deputados aprovaram 75 matérias, entre projetos de leis, requerimentos e projetos de resolução.