Notícias

Feira orienta população e recolhe assinaturas para projeto de lei

publicado: 10/12/2015 11h44, última modificação: 10/12/2015 11h52

tags: políticas


Iluska Cavalcante


Órgãos que integram o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco/PB) promoveram ontem a terceira edição da Feira de Combate à Corrupção. O evento teve como principal objetivo conscientizar a população, além de arrecadar assinaturas para a ‘Campanha Dez Medidas Contra a Corrupção’. Em João Pessoa, o evento ocorreu no Ponto do Cem Réis e teve duração das 9h às 17h. 

A feira capacitou a população sobre problemas ligados à corrupção através de serviços como acesso ao Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), atendimento ao cliente pela Receita Federal e informações da Secretaria da Transparência Pública do Município de João Pessoa (Setransp). Um dos serviços de conscientização foi a realização de um jogo
educativo para crianças, oferecido pela Controladoria-Geral da União (CGU), onde elas tiveram que identificar atitudes corruptas para ganhar. A professora do Ensino Fundamental, Cleubeni
Sousa, falou sobre a atitude do evento: “As crianças serão os eleitores de amanhã, é muito importante que eles tenham consciência ainda jovens, para que possam tomar atitudes corretas no futuro.” comentou.

Além disso, as pessoas que participaram da feira puderam dar o seu apoio à campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”. A campanha foi criada pelo Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de fazer com que anteprojetos de lei que dificultam a corrupção sejam aprovados. De acordo com o MPF, em todo o Brasil foram recolhidas 900 mil assinaturas, mas para que o projeto seja apresentado à Câmara dos Deputados como projeto de lei de iniciativa popular, é preciso que 1,5 milhão sejam recolhidas. A meta é alcançar esse número até o fim de dezembro deste ano.

De todas as capitais do país, João Pessoa foi a segunda cidade que mais coletou assinaturas, ao todo foram quase 28 mil. “Essa campanha precisa ser divulgada para que os cidadãos tenham  consciência que eles também podem ajudar a combater a corrupção. Apenas com uma assinatura eles se tornam responsáveis pela punição de muitos corruptos.” explica a servidora do MPF, Denise Dutra. 

Ranking

No ranking nacional de Transparência, divulgado ontem pelo MPF, o Portal da Transparência do Governo do Estado ficou em quinto lugar, com nota 8,3, e a Paraíba, na média dos seus governos municipais alcançou o terceiro lugar, com nota 6,3, ficando atrás apenas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo foram avaliados 5.568 municípios e 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

registrado em: