Governador inspeciona obras de duplicação da Avenida Cruz das Armas

publicado: 25/08/2016 09h14, última modificação: 25/08/2016 09h14
duplica_ao de cruz das armas foto francisco fran_a secom pb (10).JPG

Obra vai beneficiar milhares de pessoas; tráfego médio no local é de 20 mil veículos por dia - Foto: Francisco França/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , avenida cruz das armas , mobilidade urbana

O governador Ricardo Coutinho inspecionou, na manhã dessa quarta-feira (24), as obras de duplicação da Avenida Cruz das Armas, em João Pessoa, que beneficiarão diretamente cerca de 750 mil habitantes. O trecho duplicado vai do cruzamento da Avenida Coronel Adolfo Massa ao viaduto de Oitizeiro, com 1,5 km de extensão, no qual a avenida ganha duas pistas de 7 metros de largura cada, canteiro central com 1 metro e calçadas laterais com 2,5 metros. A obra, que recebeu aproximadamente R$ 6 milhões de investimento, deve ser inaugurada na próxima quarta-feira (31).

O governador caminhou pela avenida, conversou com moradores e comerciantes de Cruz das Armas e enfatizou que a duplicação vai solucionar os problemas de congestionamentos na área. “Essa é uma obra fundamental já que esta área é uma saída e entrada da cidade. Tivemos que duplicar porque o processo de duplicação feito em décadas anteriores pegou apenas a parte interna da avenida e aqui funcionava com uma única via para ir e para vir, além de conviver com estacionamento nas laterais. Fizemos um processo de desapropriação minucioso para poder compor a duplicação e garantir a segurança dos pedestres e ciclistas. Estou muito feliz porque esta é uma obra que João Pessoa precisava há bastante tempo. O importante é perceber que o trânsito vai fluir e melhorar a situação das pessoas”, frisou.

Ricardo ainda falou sobre algumas obras de mobilidade urbana feitas, recentemente, pelo Governo do Estado. “Quem passava pelo Trevo das Mangabeiras há pouco mais de um ano, sabe que o trânsito era terrível naquele local, hoje não há mais congestionamentos. O Viaduto do Geisel, que está com parte da obra liberada, já melhorou consideravelmente o fluxo na região. Mobilidade urbana é bom para os motoristas, é bom para os pedestres, diminui o estresse no trânsito, enfim, essas obras estruturantes trazem inúmeros benefícios”, observou.

Duplicação da Av. Cruz das Armas custou aproximadamente R$ 6 milhões em recursos do tesouro estadualDe acordo com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira, o tráfego médio no local é de 20 mil veículos por dia. “Esse trecho foi duplicado, restaurado, alargado e recebe nova decoração. Estamos concluindo essa obra, neste bairro, que é um dos mais populosos de João Pessoa. É uma obra de extrema relevância para a mobilidade urbana, porque aqui quando existia qualquer acidente ninguém mais andava, agora vai ser diferente. Com essa pista dupla, com canteiro central e boa sinalização, Cruz das Armas vai deixar de ser um ponto de congestionamento. A obra vai atrair novos investimentos e melhorar a vida dos moradores”, pontuou.

A obra, que está em fase de conclusão, compreende serviços como pavimentação, iluminação ornamental, sinalização, canteiro central, calçadas, entre outros. “A parte de pavimentação está toda feita, estamos nos retoques finais, faltando apenas o paisagismo e sinalização vertical e horizontal. A inauguração deve acontecer na próxima semana garantindo mais agilidade e segurança para quem passa por esta área”, disse o engenheiro responsável pela obra, Armando Marinho.

A cabeleireira Antônia Alves mora há 29 anos nas proximidades da Avenida Cruz das Armas. Ela agradeceu ao governador pela obra e comentou: “A duplicação dessa avenida vai melhorar demais a vida dos moradores desse bairro. Antes, a gente tinha a maior dificuldade para atravessar a pista, além disso, toda hora o trânsito ficava congestionado. Graças à iniciativa do governador, isso vai mudar para melhor”.