Notícias

Governador lança nesta terça-feira ciclo 2016 do Orçamento Democrático

publicado: 13/03/2016 10h19, última modificação: 13/03/2016 10h19
ode de joao pessoa (8).jpg

Audiência de encerramento do ciclo 2015 bateu recorde com a presença de 4.364 pessoas na Praça do Povo do Espaço Cultural - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: orçamento democrático , ode , ricardo coutinho , alô mãe


O governador Ricardo Coutinho lança, na terça-feira (15), a partir das 8h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o calendário do ciclo de audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE), juntamente com a entrega do Prêmio Ceci Melo de Participação Social, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A solenidade abre o calendário das 16 plenárias públicas que vão acontecer nas 14 Regiões Georçamentárias do Estado, envolvendo a participação dos 223 municípios paraibanos.

A primeira audiência do ODE acontece na sexta-feira (18), na cidade de Cajazeiras (9ª Região), seguindo no sábado (19), em Sousa (10ª), na segunda-feira (21), em São Bento (8ª) e na terça-feira (22), em Pombal.

Este é o sexto ano em que o governador Ricardo Coutinho e a equipe de auxiliares percorrem as 14 Regiões Georçamentárias do Estado para ouvir a população. O Orçamento Democrático, mais uma vez, intermediará a voz da população com as ações governamentais, oportunizando e promovendo o diálogo social, com foco também na prestação de contas das ações realizadas no ciclo anterior.

Todas as regiões estão sendo preparadas pela equipe de Gerentes Regionais de Acompanhamento e Formação e os Articuladores do OD Estadual, com a realização das reuniões preparatórias, que mobilizam e incentivam a participação no dia da audiência. Ao todo, serão realizadas mais de 500 reuniões preparatórias em todo o Estado até o fim do mês de maio, período em que se encerraram as audiências.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, informa ainda que durante as audiências, o Governo do Estado vai promover uma ação educativa e de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. “Em parceria com as secretarias de Estado da Saúde, Educação, Funad e Detran estaremos realizando um trabalho educativo de conscientização e de mobilização com a população nos municípios sedes das audiências contra o mosquito Aedes aegypti”, informou o secretário.

A solenidade abre o calendário das 16 plenárias públicas que vão acontecer nas 14 Regiões Georçamentárias do EstadoEste ano, as plenárias acontecem nas cidades de Cajazeiras, Sousa, São Bento, Pombal, Mamanguape, Esperança, Solânea, Itabaiana, Água Branca, Itaporanga, Patos, Sumé, Cuité, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa.

A solenidade de lançamento do ciclo também vai homenagear conselheiras do OD Estadual e lideranças comunitárias das 14 Regiões Georçamentárias, no Prêmio Ceci Melo de Participação Social, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Serão homenageadas 28 mulheres, sendo 14 conselheiras e 14 lideranças, indicadas pelo próprio colegiado dos conselhos regionais e equipe da comissão da organização do Prêmio. A homenageada principal deste ano será a escritora e educadora popular Valéria Rezende.

Ceci Melo

Em sua quarta versão, o Prêmio Ceci Melo de Participação Social é uma homenagem do Orçamento Democrático Estadual, em parceria com as secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Empreender PB, às conselheiras e líderes comunitárias das 14 Regiões Georçamentárias, que se destacam na temática da participação popular em suas respectivas regiões.

A escritora paraibana Valéria Rezende será a homenageada principal deste ano do Prêmio por sua contribuição social e na educação. As indicações das homenageadas estão sendo feitas através das reuniões dos Conselhos Regionais do OD Estadual, que seguem um regulamento e alguns critérios para a escolha das homenageadas. A solenidade da entrega do Prêmio Ceci Melo de Participação Social ocorrerá no mesmo dia do lançamento do calendário das audiências, 15 de março, a partir das 9h, no Palácio da Redenção.

Sobre Valéria Rezende 

Maria Valéria Rezende nasceu em Santos, São Paulo, vindo morar na Paraíba, especificamente, em João Pessoa a partir de 1986. É escritora e sempre se dedicou à educação popular, com intensa atuação no meio rural de Pernambuco e da Paraíba. Esteve em Angola, Cuba, França e Timor Leste, entre outros países, convidada para falar sobre seus projetos sociais. Valéria Rezende estreou na ficção em 2001, com o livro de contos “Vasto mundo”. Depois escreveu obras infanto-juvenis e o consagrado romance “O voo da guará vermelha”.

Alô Mãe

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (11), às 10h, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o programa Alô Mãe, que tem o objetivo de acompanhar, por meio de ligações telefônicas rotineiras, o processo de cuidado no Pré-Natal das gestantes e das crianças no primeiro ano de vida, em todo o Estado. 

O Alô Mãe vai funcionar com a colaboração de oito operadores – técnicos de enfermagem capacitados para lidar com o projeto – e profissionais de saúde. “Desde dezembro de 2015, a SES estabeleceu uma parceria com as Gerências Regionais de Saúde (GRS), a fim de coletar os nomes e telefones das novas gestantes de todos os municípios do Estado. Para 2016, a estimativa é que tenhamos 64 mil novas gestantes e nossa missão é fazer, no mínimo, três ligações para cada uma delas”, afirmou a coordenadora do Alô Mãe, Shênia Maria. 

Por meio de um formulário específico, com uma série de perguntas baseadas nos protocolos vigentes, serão obtidas informações para atenção e cuidado no pré-natal. Considerando as informações disponibilizadas pelas gestantes, elas serão avaliadas para, a partir disso, serem repassadas as devidas orientações com relação aos serviços de saúde de referência no Estado para os cuidados necessários para uma gestação saudável. 

Será considerado ‘alerta’ o fato de a gestante relatar ter apresentado sintomas da zika (manchas no corpo e coceira, por exemplo) durante a gravidez. Diante desta situação, ela será orientada a buscar imediatamente os serviços de referência de saúde, considerando o Protocolo de Atenção à Microcefalia do Estado da Paraíba. As informações serão encaminhadas aos gestores dos municípios, para monitoramento dos casos.