Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colunistas > Paraíba: todos os cantos (por Teresa Duarte) > João Pessoa, Areia, Rota cultural, Arraiá do interior e Dona Inês | 13/05/2022

Notícias

João Pessoa, Areia, Rota cultural, Arraiá do interior e Dona Inês | 13/05/2022

por publicado: 13/05/2022 08h44 última modificação: 13/05/2022 08h44

por Teresa Duarte*

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)

O governador João Azevêdo entregou a população na última quarta-feira (11), o Parque Linear Parahyba III, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Nesta terceira etapa do parque, foram investidos R$ 4,3 milhões. O Parque Linear Parahyba III segue o mesmo padrão dos parques I e II com equipamentos de lazer e infraestrutura para prática de exercícios físicos e todos os espaços inclusivos e acessíveis. O parque possui calçadas de contorno em todo seu perímetro, áreas com playground e academias ao ar livre, ciclovia, estacionamentos, iluminação, campos e quadras de areia, entre outros equipamentos.

Areia

A cidade de Areia, berço do pintor Pedro Américo e do escritor José Américo de Almeida, tem seu centro histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2006. O que garante que seus prédios históricos sejam protegidos por lei federal assegurando sua preservação contra danos ou reformas indevidas. Cerca de 420 imóveis são tombados em Areia.

Rota Cultural (Foto: Teresa Duarte)

Após dois anos sem realização, por conta da pandemia, os Projetos Rota Cultural Caminhos do Frio e a Rota Cultural Raízes do Brejo, volta a acontecer aquecendo dezenove municípios na região do brejo paraibano. As datas das rotas culturais foram anunciadas durante a Expo Turismo, que foi realizada no último final de semana em João Pessoa. A Rota Cultural Caminhos do Frio 2022, será iniciada no dia quatro de julho em Areia e passa pelos municípios de Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Alagoa Nova, Remígio e Bananeiras, encerrando a temporada em Alagoa Grande no dia quatro de setembro. Já a temporada 2022 da Rota Cultural Raízes do Brejo, será iniciada em Belém no dia vinte e três de setembro, passando pelos municípios de Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira e Pirpirituba, encerrando a temporada no dia onze de dezembro em Pilõezinhos.

 

 

Arraiá do Interior

A programação do "Arraiá do Interior", que une festas de São João das cidades de Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Serra da Raiz, Pedro Régis e Jacaraú, foi lançada ontem no Armazém Cultural, em Duas Estradas. O evento, que conta com festivais de quadrilhas juninas, encontros culturais e shows em praça pública, começa no dia 4 de junho, e segue até o dia 30 de julho, fazendo um roteiro de cidades juninas que realizam eventos nos meses de junho e de julho.

 

Dona Inês (Foto Teresa Duarte)

Idealizado pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, cordelista Mariano Ferreira, o Espaço da Memória, é o lugar da cultural no município de Dona Inês. O espaço foi construído em um pequeno terreno abandonado e transformado em memória, onde se retrata a história do município. Em um pequeno passeio, o visitante vai fazer uma viagem ao tempo conhecendo uma casinha construída em taipa, toda decorada com utensílios e móveis do homem do campo. Lá você encontra o pote de barro, o rádio de pilha, as conchas feitas de coco, santos, fogão a lenha, ou seja, tudo retratando como era a vida do nordestino, seus costumes e suas crenças.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa de 13 de maio de 2022.


BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41