Notícias

Mirabeau Menezes abre exposição em JP

publicado: 12/02/2016 01h00, última modificação: 11/02/2016 19h58
Pág 5 - Mirabeau Menezes - Foto - Divulgação (4).jpg

Além da exposição, o evento contará ainda com um lançamento do catálogo ‘Mirabeau – Maria das Louças’ - Foto: Divulgação

tags: mirabeau menezes , artes plásticas , sesc , joão pessoa


Lucas Silva
- Especial para A União

Paraibano, nascido em João Pessoa que faz da arte uma condição livre e possui mais de 35 anos de carreira. Essa é um pouco da trajetória do artista plástico Mirabeau Menezes, que abre no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco (CTL), localizado na Av. Cabo Branco a temporada de exposições, edição 2016, na capital paraibana. Durante a abertura, Mirabeau irá apresentar ao público de todas as idades sua mais nova exposição intitulada ‘Maria das Louças’, que na verdade, é uma homenagem a sua vó ceramista.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (12), às 20h. Além da exposição, o evento contará ainda com um lançamento de um catálogo do artista chamado de ‘Mirabeau – Maria das Louças’, que faz um passeio por épocas e fases de sua vida artística cultural desde os anos 80 até a sua atual realidade.

Na mesma noite será aberto também o edital 2016 de inscrições para quem quiser expor no espaço do Sesc Paraíba. O edital poderá ser acessado através do site da instituição e lá terá todas informações como número de vagas, o que é preciso para se inscrever e demais requisitos.

“A procura dos espaços do Sesc é muito grande pela infraestrutura que oferecemos e por lançar artistas desconhecidos mundo a fora”, disse o técnico de Artes Visuais do Sesc Paulo Aurélio.
Com o objetivo de provocar nos visitantes um verdadeiro passeio pela inquietude do pensamento, a pluralidade e a poética, o artista traz em suas obras elementos que descrevem sua trajetória de vida desde o início de sua carreira.

Segundo Mirabeau, a exposição é uma narrativa do catálago que será lançado. “O livro ou catálogo, como gosto de chamar, trará imagens de quadros figurativos e abstratos dentro de uma linguagem contemporânea com aproximadamente 200 páginas”, completou o artista.

Com título ‘Maria das Louças’ os visitantes irão presenciar na exposição um panorama dos seus vários estilos utilizados, no decorrer de seus 35 anos de carreira, por meio de desenhos, pinturas e esculturas.

“Serão expostas cerca de 20 telas de porte grande, feitas com a técnica acrílica sobre tela e com curadoria feita por mim e Paulo Aurélio, que é o técnico de artes visuais do Sesc”, disse o artista plástico.

Quem for contemplar as obras perceberá que Mirabeau tem uma liberdade peculiar de brincar com as linhas, cores e luzes. Deformando figuras e mesclando técnicas, ele traz uma harmonia única na construção de suas obras.

“Não exponho há 4 anos para dar uma pausa em meu processo criativo e amadurecer como artista. Após essa tempo que dei, nessa exposições quis mostrar trabalhos mais maduros como ‘Sonhos de um Cavalo Branco’, que é uma tela inédita”, ressaltou.

Para 2016, o artista ainda pensa em levar a sua exposição para os Estados da Bahia, São Paulo e países do exterior. “Até o momento não tenho data marcada, mas estou estudando esse projeto para expandir o meu trabalho”, explicou.

Quem é Mirabeau Menezes - Desde os 13 anos convivendo com as artes, o artista plástico cresceu com a música de Seu Joaquim Ferreira, seu pai e saxofonista, e acredita que esse foi um dos motivos para a sua sensibilidade e incentivo à inicialização às artes.

Artesão, escultor e pintor, hoje Mirabeau Menezes encontra-se liberto na sua maneira de expressão. Defensor da espontaneidade artística, ele faz um mix figurativo com o abstracionismo sem inibição e prejuízo ao seu estilo. No início de sua carreira trabalhou como talhador e escultor em madeira. Logo depois, descobriu o desenho e se aventurar como ilustrador e arte-finalista em agências de propaganda.

Apenas nos anos 90 abraçou a pintura a óleo e, ainda hoje, marca presença nesse universo. Porém, a evolução culminou com a definição de um estilo próprio e abstrato, cujas texturas e as cores são marcas registradas de Mirabeau Menezes, uma das grandes expressões da arte contemporânea da Paraíba.