Editora A União

A Editora A União, vinculada à Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), compreende que as missões de uma Editora Pública partem da premissa de que uma entidade dessa natureza deve, acima de tudo, fomentar e desenvolver as áreas da leitura e da escrita em todo o estado, para todos os públicos. Por este fato, protagoniza várias ações neste sentido, seja participando de feiras literárias, fazendo parcerias com instituições e escritores, inclusive na área da literatura infantil e infantojuvenil, além das próprias publicações, que surgiram para dar visibilidade às diferentes vertentes da cultura paraibana, sempre com o foco nos nossos artistas.

No mercado editorial, relançamos obras, participamos de debates sobre temas relacionados ao universo editorial e à literatura paraibana, ao lado de representações de outras editoras públicas e privadas, além da comercialização dos produtos que carregam o selo EPC, possibilitando o acesso.

O processo de editoração segue um Plano Operacional Padrão (POP) em que são sistematizadas diversas atividades, desde a concepção inicial dos projetos editoriais até o envio para o parque gráfico. Ao longo dessas fases, realizamos os processos de revisão, normalização, diagramação, elaboração de projeto gráfico e escolhas de ilustrações/fotos.

Cabe destacar, ainda, a conquista de primeiro lugar, no ano de 2022, na premiação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), ao concorrer na categoria de Ciências Humanas com a obra Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar; projeto em parceria com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), além da participação em atividades e eventos ligados à área das letras e da comunicação, bem como uma vasta produção de livros, coleções, revistas e agenda.