Orquestra de Violões da Paraíba comemora seus 24 anos em concerto na UFPB

publicado: 15/05/2016 00h05, última modificação: 15/05/2016 16h13
Orquestra de Violões da Paraíba.jpg

A orquestra contribui de forma direta para a formação de novos instrumentistas, com a realização de oficinas culturais gratuitas para a comunidade - Foto: César Alves

tags: Orquestra de Violões da Paraíba

Guilherme Cabral

Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) realiza hoje, a partir das 19h, na Sala de Concerto Radegundis Feitosa, instalada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, localizada em João Pessoa, concerto comemorativo aos seus 24 anos de atividades, completados no dia dois de maio. Quem vai conduzir a apresentação é o maestro e professor convidado, Tom K, que preparou os arranjos especialmente para esta ocasião e também é o autor de algumas das obras incluídas no programa, o qual ainda é integrado por músicas de outros compositores. A entrada é gratuita para o público.

“A avaliação é positiva, porque a OVPB tem dado bons frutos, pois vem contribuindo para a formação de músicos, alguns dos quais já cumprindo carreira, inclusive acadêmica, por meio de atividades extensionistas desenvolvidas pela Orquestra, a exemplo das oficinas de violão oferecidas gratuitamente à sociedade”, disse para o jornal A União a maestrina Carla Santos, que divide a produção e a direção artística do concerto comemorativo com o maestro Cyran Costa, que é o outro regente do grupo. A apresentação tem o apoio da reitora da UFPB, Margareth Diniz; do diretor do CCTA, professor David Fernandes; do coordenador do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) da instituição, professor Leo Meira, e terá a participação de outros convidados, a exemplo da cantora de música popular Ana Catarina Leão, filha do maestro Tom K, ex-integrantes da Orquestra de Violões da Paraíba e o Coral Universitário Gazzi de Sá.

De acordo com a maestrina Carla Santos, integram o programa eclético do concerto 10 obras, duas das quais de autoria do maestro Tom K, que são o chorinho ‘Babando no Cangote’ e, ainda, ‘É por aí’. O repertório inclui, também, músicas de diversos compositores, a exemplo de João Pernambuco, Dilermando Reis e Nelson Ferreira, finalizando com o samba ‘O que será’, de Chico Buarque e Milton Nascimento, que contará com a participação do Coral Universitário Gazzi de Sá.

Sobre a OVPB

Criada em maio de 1992 pelo maestro Gladson Carvalho, a Orquestra de Violões da Paraíba é formada por estudantes de licenciatura e bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba, bem como por alunos de outras instituições e, ainda, pessoas da sociedade. No entanto, em 1997, o grupo foi desativado, mas em maio de 2005, a Orquestra retomou suas atividades, sob a coordenação e iniciativa dos maestros Cyran Costa e Carla Santos, ambos ex-integrantes da OVPB desde sua criação. Em 2007, após uma década longe dos palcos paraibanos, a Orquestra reestreou oficialmente e, desde então, passou a realizar concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade de João Pessoa, além de protagonizar uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM.

Considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, a OVPB - sob a regência de seu criador, maestro Gladson Carvalho - realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, trabalho esse registrado em dois CD`s, um dos quais relançado pelas Paulinas e vendido pelo Brasil e Europa, contribuindo, assim, para divulgar o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba. Em 2008, o grupo gravou o terceiro CD inédito, intitulado ‘Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba’, lançado no ano seguinte e que foi considerado o marco da nova fase da Orquestra de Violões, então sob a batuta e coordenação da maestrina Carla Santos e de Cyran Costa, com direção musical do compositor Rogério Borges. No repertório, composições de vários paraibanos, a exemplo de Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César e Canhoto da Paraíba.

Uma nova fase da Orquestra de Violões da Paraíba foi iniciada em 2015, a partir do momento em que passou a fazer parte das atividades de extensão da UFPB. Com isso, a OVPB é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba - desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PensaMus - cujo objetivo é o de contribuir para a formação inicial dos estudantes de Música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra; aos alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música e de laboratório de prática de ensino aos alunos do curso de Licenciatura, a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. A maestrina Carla Santos antecipou, também, para A União, que um dos projetos da OVPB em 2016 é gravar o quarto CD do grupo, que poderia ser lançado até o próximo ano. Nesse sentido, no intuito de tentar obter recursos financeiros que garantam a sua execução, ela disse que vai esperar os editais para inscrição da proposta.