Projeto Sesc Partituras homenageia o maestro Tom K

publicado: 13/09/2016 00h05, última modificação: 13/09/2016 07h20
Maestro.jpg

O talento do maestro, arranjador e compositor Tom K é reconhecido na cena da música clássica brasileira - Foto: Divulgação

tags: Projeto Sesc Partituras , Tom K

Guilherme Cabral

"Fico muito agradecido por ter sido lembrado”, disse, para o jornal A União, o maestro Tom K, músico alvo do tributo da etapa do projeto Sesc Partituras que acontece hoje, a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, instalada no Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, em João Pessoa, dentro da programação dos 70 anos de aniversário do Serviço Social do Comércio. “A homenagem desta edição é mais do que justa, por exaltar esse compositor, maestro e arranjador que tanto honra a cena musical paraibana e brasileira”, divulgou a organização do evento. Na ocasião, o público - para quem a entrada é gratuita - vai ouvir um programa eclético, integrado por 12 obras, todas compostas pelo homenageado, exceto a música intitulada ‘Bendita flor, bendito fruto’, a qual resulta de parceria com o poeta e professor universitário de Sociologia, Adriano de Leon.

A propósito, dentro da filosofia do projeto, as partituras de todas as obras a serem apresentadas no concerto de hoje estarão disponibilizadas, integralmente, na página www.sesc.com.br/sescpartituras. “Eu entendo que, hoje em dia, o Serviço Social do Comércio é uma das poucas instituições que funcionam no patrocínio de vários eventos, no Brasil, mas, principalmente, na área da cultura”, confessou Tom K, pernambucano - natural da cidade do Recife - que está radicado em João Pessoa desde os 13 anos de idade, cujo nome de batismo é Antônio Carlos Batista Pinto Coelho e, atualmente, é professor e chefe do Departamento de Educação Musical na UFPB.

“Acalanto’, ‘Apanhei-te c’a vaquinha’, `Ó mana deixa eu í’, ‘Modulus’, ‘Babando no cangote’, ‘Catiti’, ‘Cairê’, ‘Bendita flor, bendito fruto’ - cuja letra é assinada por Adriano de Leon e a música composta por Tom K - ‘Cantigas e cantares II’, ‘O trote do calouro’, ‘Ciranda’ e ‘Marcha das Cinzas’ são as 12 músicas que serão apresentadas na noite de hoje. Estas canções serão interpretadas pelo pianista Raphael Funchal, Luis Ricardo Queiroz, Jonathan Martins, Fábio Henrique (violão), Thalyana Barbosa (flauta), Fabiana Santos (clarinete), José Ilton Nunes (baixo). Já as vozes serão as de Maria Odília, Daniele Resende, Gabriela Ricci, Elza Leão, Daniela Gramani, Caroline Pacheco e Ana Catarina. A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) e o Coral Gazzi de Sá também são atrações do concerto, que ainda tem o apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) da UFPB.

“Pretendo fazer uma coisa diferente, neste concerto. Em vez de deixar os músicos na coxia, vou colocá-los sentados, na plateia, e chamá-los para o palco, para valorizá-los”, antecipou o maestro Tom K, acrescentando que o programa é eclético, por reunir, por exemplo, MPB, marchinhas de Carnaval, ciranda e samba. Ele também teceu elogios à iniciativa do Serviço Social do Comércio - que o homenageia, agora, pela primeira vez - por disponibilizar as partituras na página www.sesc.com.br/sescpartituras, cujo objetivo é preservar, difundir e democratizar a música brasileira, por meio da divulgação de todas as partituras das obras apresentadas nos concertos que percorrem o Estado, além de, com isso, possibilitar o acesso de interessados a uma biblioteca virtual de músicas composta por partituras e obras transcritas. “Em 2008, ou 2009, a Funarte (Fundação Nacional de Arte) comprou - e disponibilizou em seu site - a peça regional intitulada ‘É com você, mesmo’, que fala do retirante nordestino, que compus com a teatróloga Eleonora Montenegro”, lembrou o regente, que é bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em música do século XX e mestrado em regência coral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).