Linaldo Guedes
É a nona edição de um evento que já se consolidou como necessário para o calendário cultural e literário paraibano. Trata-se do Abril para Leitura, que este ano será realizado desta terça-feira (24) a 28 de abril no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa, Alto Sertão da Paraíba. A principal homenageada desta edição é a escritora Ana Miranda, autora de romances como “A Última Quimera” (baseado na vida de Augusto dos Anjos) e que fará palestra sobre “O romance histórico brasileiro contemporâneo” amanhã, às 19h30.
Cearense de Fortaleza, Ana Miranda estreou como escritora com as poesias de “Anjos e Demônios”, 1978 e “Celebrações do outro”, 1983. Em 1989, lança “Boca do Inferno”, romance sobre a vida de Gregório de Matos; em 1991, “O retrato do rei” e em 1995 “A última quimera”, tendo Augusto dos Anjos como tema central.
Em 1996, “Desmundo” - história de órfãs que vinham de Portugal para casarem-se com os colonos no Brasil. No mesmo ano, a autora publica a novela “Clarice”, com Clarice Lispector como personagem. No ano seguinte o romance “Amrik” revive a saga de imigrantes árabes recém-chegados em São Paulo, no final do século XIX. Em 2002 publica “Dias & Dias”, romance que tem o poeta Gonçalves Dias como tema. Em 2009, o romance “Yuxin, alma”, de tema indígena. Em 2014 publica o romance “Semíramis”, que tematiza o escritor José de Alencar. Já recebeu o Prêmio Jabuti, pela publicação de “Boca de Inferno” e “Dias & Dias”, além de diversos outros prêmios de repercussão nacional.
No mesmo dia da palestra de Ana Miranda, mais duas autoras também se farão presentes. Às 14 horas, Lígia Calado falará sobre “No querentenário da estrela: Macabéa ou a mulher que dói em Clarice”. Às 15h30 será a vez de Letícia Palmeira, um dos nomes mais representativos da literatura contemporânea, explicar as “Vozes femininas no Ventre Urbano e O Porta-Retrato”.
Na quinta-feira, dia 26, às 19h30, Thiago Bastos faz palestra sobre “A literatura estrangeira e suas contribuições para o ato de ler”. No sábado, dia 28, Socorro Lira pergunta: “O que dizem as vozes silenciadas da Literatura?”. E Symara Tâmara e Antônio Francisco debatem sobre “Antônio Francisco: tradição e modernidade”.
Além das palestras e debates, o Abril para Leitura terá lançamentos dos seguintes livros: “Memorial de um sertão” (Josemar Alves Soares), “Retalhos da Memória” (Elza Simões de Farias), “A casa de minha avó” e “O circo” (Manoel Cavalcante), “Diana Carter e o segredo da Íbis” (Sara Queiroz), “Poesia na bagagem” (Carlos Gildemar Pontes), “Além das quatro linhas” (Djalma Mota), “A pena secreta da asa” (Socorro Lira) e “V Mostra de Poesias Abril Para a Leitura”. O evento conta, ainda, com contação de histórias, oficinas e recitais poéticos, com destaque para apresentação do grupo Aedos, na sexta-feira, dia 27.