Projeto criado da parceria entre SEECT, Fapesq e Fest Aruanda vai disseminar as produções audiovisuais do estado

‘Aruandaplay’ Paraíba terá plataforma de streaming

publicado: 05/12/2022 09h53, última modificação: 29/12/2022 15h32
1 | 3
Cláudio Furtado (E), secretário da SEECT, ao lado de Lúcio Vilar (D), coordenador do Fest Aruanda, durante a divulgação da iniciativa
2 | 3
3 | 3
Mateus de Medeiros - Secom-PB.jpg
fest-aruanda-f-russo (80).JPG
fest-aruanda-f-russo (32).JPG

por Ana Flávia Nóbrega*

Disseminar as obras e produções audiovisuais da Paraíba; educar e aproximar a população da cultura do estado; e incentivar novas gerações a seguirem o legado de cineastas que marcaram época. Esses são os objetivos da plataforma de streaming Aruandaplay, que foi lançada na abertura da 17ª edição do Fest Aruanda, na noite desta quinta-feira (dia 1°), em João Pessoa.
Com a plataforma de streaming, que tem chancela da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e do Fest Aruanda, a população terá o cinema paraibano no alcance das mãos, para todos os públicos e de forma gratuita.

O Aruandaplay foi criado no ápice da pandemia, em 2020, quando o festival ocorreu de forma remota. O formato, porém, passou a ser estudado como uma forma de ampliar o consumo da filmografia do estado para além dos dias dedicados ao evento e outros encontros e concursos culturais. Para Lúcio Vilar, coordenador do Fest Aruanda, a plataforma será a tela para quem não a tem, tanto produtores que ficam de fora de diversos eventos, quanto o público que não consegue prestigiar as produções no período.“Percebemos que ela podia ser uma ferramenta para ficar o ano inteiro porque temos tela, normalmente, durante o festival. Acabou o festival, não temos mais ela. Curta-metragem não tem tela. Então, a plataforma se propõe a ser essa tela para quem não tem, uma tela também para a educação”, ressaltou Lúcio Vilar.

Com a parceria com a SEECT e com a Fapesq, a plataforma também terá conteúdo exclusivamente voltado para os estudantes paraibanos, em especial os da Rede Estadual de Ensino, com um canal exclusivo para alunos e professores.

Na educação, a parceria serve – como explica Cláudio Furtado, secretário da SEECT – para levar o estudante a conhecer sua história e cultura, além de incentivar a inserção de jovens no mundo da arte. “Será mais uma ferramenta pedagógica que os nossos professores poderão usar para trabalhar dentro das suas escolas. E, claro, com iniciativas como essa, a gente consegue trazer o estudante para a sua cultura, as produções próximas a eles porque essas produções são voltadas para onde o estudante vive. Hoje você tem diversas ações do Estado que tentam dar esse recorte geográfico e empoderar as regiões”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com Cláudio Furtado, a parceria com o Fest Aruanda e a Fapesq na produção da plataforma faz parte de uma política de educação da Paraíba que já está em prática, buscando aproximar os estudantes do pertencimento e valorização à região. Isto porque, com a nacionalização dos conteúdos pautados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o qual os alunos se preparam, há um apagamento da aproximação do conhecimento específico regional. A SEECT já coloca essas ações em prática com o uso de literatura paraibana e incentivo a produções de novas obras e novos escritores paraibanos.

O Aruandaplay será, também, um espaço para congregar as produções que serão realizadas pelos próprios alunos e professores de todo o estado, com foco no desenvolvimento regional.
A atriz e presidente da Academia Paraibana de Cinema (APC), Zezita Matos, vê a plataforma como uma forma de romper com a tendência e influência do cinema hollywoodiano, que distancia o público das vivências locais e também poderá ajudar para incentivar a popularização do debate sobre o cinema nas escolas.

“Eu enxergo (a iniciativa) como muito boa porque os alunos dizem que não gostam de cinema paraibano porque não conhecem o cinema paraibano e agora eles vão poder conhecer mais. Com projetos da Academia Paraibana de Cinema, a gente faz oficinas em escolas, reativamos cineclubes e agora vai chegar a mais gente”, finalizou Zezita Matos.
O acesso à plataforma Aruandaplay será disponibilizado para o público geral nas próximas semanas.

Até a próxima quinta-feira (8) segue a programação diária e gratuita do 17° Fest Aruanda. Entre os destaques de hoje, às 20h30, no Cinépolis (Manaíra Shopping) é o livro Pesadelo Ambicioso (Editora Numa), com a presença do jornalista e músico carioca Fausto Fawcett, seguido do documentário Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes, a partir das 21h.
Mais informações, basta acessar o site do evento (www.festaruanda.com.br).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 3 de dezembro de 2022.