Notícias

‘Correio das Artes’ circula domingo junto com A União

publicado: 30/06/2018 00h05, última modificação: 30/06/2018 08h04
Milton Marques Junior

Uma das maiores autoridades brasileiras na área de estudos relacionados a cultural dos gregos na antiguidade clássica - Foto: Edson Matos

tags: correio das artes , a união


O que a mitologia grega tem de belo, sábio e perene? A pergunta foi feita ao professor Milton Marques Junior, da Universidade Federal da Paraíba, uma das maiores autoridades brasileiras na área de estudos relacionados ao legado cultural dos gregos da antiguidade clássica. A resposta de Milton, na forma de artigo, elevado, pela substância, à matéria de capa da edição de junho do “Correio das Artes” – suplemento de literatura e artes do jornal A União -, certamente fará mudar de opinião aqueles que ainda acreditam, equivocadamente, que a mitologia grega está fossilizada, ou superada, enquanto fonte de conhecimento, aliás, de sabedoria. O “Correio” circula neste domingo (1), encartado n’A União.

Livros

No cumprimentode uma de suas mais importantes missões, que é a de analisar, criticamente, a produção literária brasileira, o “Correio das Artes”, na seçãoLivros de sua nova edição, traz resenhas sobre Signo e imagem em Castro Pinto, de João Batista de Brito, assinada pelo professor José Edilson de Amorim; Folha corrida, de Sérgio de Castro Pinto, de autoria do escritor Krishnamurti Góes dos Anjos e do poeta Joaquim Branco; Feitiço da palavra, de Mercedes Cavalcanti, subscrita pela professora Aglaé Fernandes; vinis descascando pelas bordas, de Amanda K., referendada pelo poeta Linaldo Guedes; Desdizer, de Antonio Carlos Secchin, rubricada pelo professor Jeová Santana, e Meditações, de Jamesson Buarque, firmada pelo poeta Salomão Sousa.

Autores

Na seção Autores, o escritor Clemente Rosas revela como o professor João Cezar de Castro Rocha, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o deixou profundamente impressionado, após ouvi-lo proferir palestra, na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife (PE), sobre o pensador brasileiro José Guilherme Merquior. Tema da conferência de Castro Rocha: “O pensamento de José Guilherme Merquior como resposta à crise da cultura”.

Poesia

A seção Poesia também está bastante diversificada, nessa edição do “Correio das Artes”. Ilustrados pelos artistas plásticos Tônio e Domingos Sávio, do Departamento de Artes de A União, o suplemento traz poemas de Regina Celi M. Pereira, Carlos França, Jamesson Buarque, Matheus Guménin Barreto, Emanuel Medeiros Vieira e Júnior Damasceno.

Contos e Crônica

Fechando a edição, o “Correio das Artes” publica uma crônica – “Ocupações, literatura e dedo inquisidor”, de Jeová Santana – e dois contos – “A peça que salvou”, de Cláudio Limeira (ilustrado por Tônio), e “Quando menos se espera, ele já foi”, de Luís Estrela de Matos (ilustrado por Domingos Sávio).

Sobre

Fundado pelo poeta e jornalista Édson Régis, em 27 de março de 1949, o “Correio das Artes” é o suplemento de literatura e artes do jornal A União, da Imprensa Oficial da Paraíba. Tem entre suas missões refletir, criticamente, a produção artística e literária, assim como divulgar autores novos e consagrados, em todos os gêneros textuais. Contato:  editor.correiodasartes@gmail.com.