Um álbum de família da cidade do Recife. É assim que define o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho o documentário Retratos Fantasmas, seu quinto longa-metragem que pré-estreia amanhã e sábado, às 21h, no Cinépolis Manaíra, em João Pessoa. A estreia oficial acontece nacionalmente no dia 24, quando entra em cartaz também no Cine Bangüê, com seis sessões já anunciadas até o final do mês. A semana também marca o lançamento de filmes muito aguardados, como o terror ‘Fale Comigo’, que ocupa a partir desta quinta-feira nove salas de cinema em João Pessoa e Campina Grande.
Até chegar aos cinemas paraibanos, ‘Retratos Fantasmas’ passou primeiro por Cannes, onde foi aplaudido com entusiasmo na mostra Sessões Especiais, fora da competição. Em 2019, Kleber Mendonça Filho venceu o Prêmio do Júri por Bacurau no mesmo festival. Mas para chegar lá ele trabalhou por sete anos na produção do documentário, que tem imagens captadas há pelo menos três décadas, quando o cineasta ainda era estudante na UFPE. Um projeto que revela um ponto de vista quase íntimo do realizador sobre as transformações de Recife no século 20 contadas a partir das salas tradicionais de cinema que com o tempo foram sendo substituídas por supermercados ou templos evangélicos, restando hoje apenas o Cine São Luiz. O filme representa a memória afetiva do cineasta acerca dos últimos 30 anos do Recife.
Os filmes de Kleber Mendonça não costumam ter fronteiras muito bem definidas de gênero. ‘O som ao redor’ (2012), por exemplo, tem momentos de suspense e terror e é classificado como drama. ‘Retratos Fantasmas’ é o que o cineasta chama de ‘documentário de fantasia’, sem claras definições entre a linguagem ficcional e a documental mais clássica. Durante os 1h33min de projeção, o diretor divide o longa em três partes. Na primeira, o destaque é para o apartamento da mãe, que já foi set de filmagem para outras produções. Nas partes seguintes, ele faz uso de imagens que realizou em seus primeiros curtas-metragens para falar da transformação do Centro Histórico recifense.
Se ‘O Som ao Redor’ falava sobre um bairro, ‘Aquarius’ sobre um edifício, e Bacurau sobre uma pequena cidade; ‘Retratos Fantasmas’, parte do apartamento familiar até desaguar na relação da cidade com as pessoas que lhe dão vida. Kleber Mendonça escolhe dar protagonismo a personagens invisíveis, como um projecionista ou um ambulante que vendia cartazes de cinema, conferindo uma dimensão universal ao que é tão local no Recife. São os ‘fantasmas’ percebidos pela câmera de Kleber Mendonça que dão vida ao seu documentário sentimental.
Outras estreias
Esta quinta-feira marca ainda a pré-estreia de ‘Gran Turismo: de jogador a corredor’, aventura do diretor Neill Blomkamp, o mesmo de ‘Distrito 9’ e ‘Elysium’. A história acompanha um jovem (Archie Madekwe) que vence uma série de competições do videogame e ganha a chance de se tornar um piloto profissional. Outra opção de aventura é ‘Besouro Azul’, produção norte-americana que tem no elenco a atriz brasileira Bruna Marquezine. A trama se desenvolve a partir do jovem Jaime Reyes (Xolo Maridueña) em meio a uma busca por seu propósito no mundo quando acha uma relíquia alienígena, que o escolhe para ser seu hospedeiro simbiótico. O item é de grande interesse de uma empresária (Susan Sarandon), que une forças ao vilão Carapax (Raoul Max Trujillo) para recuperá-lo. O show da turnê da banda de rock Metallica também chega às telonas através do filme ‘Metallica M72 World Tour’.
Duas produções brasileiras também estão na lista de lançamentos da semana. O suspense ‘Tempos de Barbárie - Ato I: Terapia da Vingança’, de Marcos Bernstein, segue o enredo da filha de uma advogada (Cláudia Abreu), que é baleada durante uma tentativa de assalto e fica em estado grave. Sem respostas, a mãe tenta seguir a vida buscando ajuda em grupos de apoio. Sem conseguir aceitar o destino da filha e a falta de soluções por parte da polícia, ela transforma a busca por justiça em uma procura por vingança. A segunda produção é a comédia ‘Vai Ter Troco’, de Mauricio Eça. Evelyn Castro é a empregada doméstica Tonha, que junto com a colega Zildete (Nany People), arma um plano para ter os pagamentos atrasados pelos patrões, que, mesmo alegando estarem falidos, ainda frequentam festas da alta sociedade.
Para os fãs de terror, não há outro filme mais esperado que a produção independente australiana e britânica ‘Fale Comigo’. O longa dirigido pelos gêmeos Danny Philippou e Michael Philippou teve pré-estreia nacional realizada em João Pessoa, dentro da programação do Imagineland. O interesse pelo filme foi alimentado pelos comentários positivos de nomes como os dos diretores Ari Aster, Jordan Peele, Stephen Spielberg e do mestre do terror Stephen King. O filme conta a história de um grupo de adolescentes que descobre uma mão embalsamada que lhes permite conjurar espíritos. Viciado na emoção, um deles vai longe demais e abre a porta para o outro mundo. A produção foi recebida com entusiasmo pelos colunistas do Jornal A União.
“É justamente por conseguir subverter constantemente as expectativas do público, inclusive quando traz cenários que beiram clichês do gênero, que Fale Comigo é um dos mais instigantes longas de terror contemporâneo”, afirma a jornalista e produtora cultural Gi Ismael.
Para o jornalista e crítico de cinema André Cananéa, o filme desponta como um dos melhores longas de 2023. “Fale Comigo é uma das pérolas do cinema moderno de horror, com lugar de honra em uma galeria na qual estão ‘Corra’ e ‘Midsommar’, além de ‘A Bruxa’, ‘Corrente do Mal’ e ‘Hereditário’, para ficar em apenas cinco”, lista o especialista. “‘Fale Comigo’ é um horripilante conto de horror que se vale, ora de um certo drama soturno, ora de uma boa história de fantasmas/entidades malignas. Equilibrando esses dois mundos, os irmãos gêmeos Danny e Michael Philippou obtêm uma narrativa que vai lhe deixar grudado na cadeira do cinema”, garante Cananéa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de agosto de 2023.