Notícias

25ª edição do Baile do Cafuçu acontece hoje, no Centro Cultural Piollin

publicado: 04/01/2017 00h05, última modificação: 05/02/2017 10h21
banda.jpg

A Banda Brega é Você se apresenta hoje no evento, que serve como espécie de preparação para o Bloco do Cafuçu - Foto: Divulgação

tags: centro cultural piollin , baile do cafuçu , carnaval , joão pessoa


Lucas Silva - Especial para A União

"Cabelo com brilhantina, duas lapadas de pinga, pente no bolso, no corpo muita ginga e medalhão no pescoço cheirando a mistral. La vai o cafuçú brincar o carnaval”, canta a banda Brega é Você quando o assunto é a 25ª edição do Baile do Cafuçu. Prometendo, mais uma vez, movimentar a capital hoje, o evento é uma prévia do tradicional Bloco do Cafuçu, que acontece todos os anos em João Pessoa. Acontecendo no Centro Cultural Piollin, o baile têm início às 22h, e traz como atrações a banda Brega é Você, com participação da cantora Cida Alves e do DJ Naza. Como de costume, o visual fica por conta dos participantes do Baile. Os interessados em participar da brincadeira podem adquirir seus ingressos diretamente na bilheteria do evento, nos valores de R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) e 1 quilo de alimento na bilheteria do Baile.

“Já havíamos participado do Baile no ano retrasado e participamos do bloco também no ano passado. A partir daí, o público já conhecia o nosso trabalho, então é sempre bom fazer parte dessa festa que consagra e dá destaque ao nosso carnaval. Além disso, a expectativa para a noite de apresentação é grande, porque sempre levamos muita alegria e irreverência ao público, já que nosso trabalho segue essa linha de pensamento”, contou o vocalista da banda Brega é Você, Marcio Djair Bregueiro.

Dando início à festa, a banda atua desde 2008 no celeiro musical e tem sua origem no bairro Varadouro. Inicialmente, os integrantes deram seus primeiros passos animando a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, no bairro com o mesmo nome, mas logo após começaram a desbravar outras localidades da capital e participar de novos eventos. Atualmente, em seu repertório, o grupo apresenta músicas que vão da lambada à Jovem Guarda, e outros ritmos que marcaram os anos 60, 70 e 80.

“O bloco já se apresentou em vários lugares, mas no Piollin já estamos há 10 anos e é sempre uma alegria fazer essa reunião com o público de João Pessoa. Acho importante destacar que essa prévia serve não somente para levantarmos a bandeira do bloco, mas também para criar uma espécie de laboratório, vendo o que da certo e o que não dá, e movimentar a capital com apresentações que promovem alegria e muita brincadeira a todos”, disse o organizador do Baile Cafuçu, Buda Lira.

Outra apresentação da noite é a cantora e compositora Cida Alves. Cida é baiana, mas já mora na Paraíba há muitos anos. A partir da influência da mãe, canta e toca violão desde os dez anos de idade. Além de um repertório cuidadoso e diversificado, Cida prioriza em seu trabalho a exploração das músicas como instrumento de emotividade. E finalizando a noite, o DJ Naza acompanha o Cafuçu desde 2009, quando o bloco se concentrava apenas na Praça do Bispo.

Nazareno Andrade é parte do Volante Filipéia, coletivo de pesquisa musical e discotecagem grupal com referências do tropicalismo, samba de raiz, música africana dos anos 70, música cubana, sambarock, pancadão e músicas de terreiro.

Para quem não conhece, o tradicional cafuçu é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa. Se sobressaindo dos demais blocos da capital, ele se diferencia por seus participantes se fantasiarem de forma extremamente brega. É um bloco irreverente junto com as virgens de Tambaú. Sua animação sonora fica por conta das troças, que são orquestras que tocam frevo, marchinhas de carnaval e outras músicas típicas do Nordeste.