Notícias

5º Festival de Música da Paraíba: serão divulgadas, hoje, as 30 composições inéditas selecionadas

publicado: 07/04/2022 09h19, última modificação: 07/04/2022 09h22
4º_festival_música_pb_dia 03-foto-edson_matos   (1328).JPG

Foto: Edson Matos

por Guilherme Cabral*

público conhece hoje as 30 canções selecionadas que vão concorrer na 5ª edição do Festival de Música da Paraíba, que em 2022 acontecerá no formato híbrido e homenageia a “Rainha do Xaxado”, Marinês (1935-2007). A divulgação do resultado ocorre durante o programa Tabajara em Revista, apresentado por Adeildo Vieira e Cintia Peromnia, e que vai ao ar das 14h às 15h, na Rádio Tabajara FM 105.5 (que poderá ser acompanhada no site oficial da emissora). Amanhã, neste mesmo programa, haverá o sorteio, ao vivo, da ordem de apresentação das músicas nas eliminatórias do evento, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom), Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A grande final acontecerá em 4 de junho, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

“A minha expectativa é a de que, mais uma vez, o festival vai cumprir a sua missão de exaltar a pluralidade da cena paraibana, que é patente e notória, e ser bem-sucedido, como sempre”, atestou Adeildo Vieira. “O evento é uma vitrine onde os artistas mostram seu poder criativo e sua posição da realidade, pois o festival tem se tornado um espaço para o desabafo, mas também para o lirismo. É um grande evento, tanto em técnica como em estrutura, com uma banda de base de excelência”.

A nova edição registrou a inscrição de 151 composições e todas foram ao processo de curadoria, passando pelo crivo de jurados especialistas que atuam em outros estados do Brasil. Eles avaliaram o material cantado, letra e demais critérios técnicos para poderem definir as 30 canções selecionadas, mas sem conhecerem os nomes dos respectivos autores. As duas eliminatórias da competição acontecerão nos dias 27 e 28 de maio, ambas no Cine-Teatro São José, em Campina Grande, e a final no dia 4 de junho, no Teatro Paulo Pontes, na capital. No local serão permitidas as presenças dos músicos, dos concorrentes, da equipe de produção, do corpo de jurados e do público, mas em número limitado, em obediência aos protocolos de segurança relacionados à pandemia da Covid-19 que estiverem vigentes à época da realização do evento.

O presidente da Funesc, Pedro Santos, confessou ter boas expectativas em relação ao evento e que as canções selecionadas deverão estar sendo divulgadas, hoje, no site da Rádio Tabajara (radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica). “O festival se consolidou como uma vitrine da produção musical contemporânea da Paraíba, contribuindo também para a divulgação de novos talentos. A interiorização é uma constante do festival, que este ano acontece em formato híbrido e retoma as eliminatórias no interior do estado, em Campina Grande”, disse ele, acrescentando que o Prima fará apresentação na final da competição e a fundação vem negociando a contratação de mais atrações para a realização de pocket-shows nas etapas da competição.

“O convite para a nossa participação no festival é importantíssimo justamente quando o Prima completa 10 anos em 2022. Essa apresentação, além de homenagear a grande Marinês, faz parte do calendário de comemorações do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, que tem programado 18 concertos em 18 municípios paraibanos”, afirmou o diretor artístico e pedagógico do Prima, Rainere Travassos. Durante o Recital Prima 10 Anos que será apresentado no festival, 40 músicos tocarão cinco canções gravadas por Marinês: ‘Aquarela Nordestina’, ‘Campina Grande’, ‘Meu Cariri’, ‘Saudade de Campina’ e ‘Asa Branca’.

Banda-base

Responsável pelos arranjos e a direção-geral da banda-base que vai tocar as canções selecionadas no festival, o produtor musical e baixista Sérgio Gallo informou que pretende iniciar os ensaios a partir de 9 de maio, no seu estúdio em João Pessoa, se estendendo por duas semanas. Na semana das eliminatórias, ele viajará com o grupo para Campina Grande, onde ensaiará com os candidatos que vão se apresentar no Cine-Teatro São José.

Além de executar as músicas dos competidores, Gallo antecipou que a banda-base vai apresentar um repertório próprio, durante a etapa final, em João Pessoa. “Nós deveremos tocar um pout pourri com arranjos de Emanuel Barros em homenagem a Marinês com músicas como ‘No Meu Cariri’ e ‘Eu Vou Bulir com Tu’. Minha expectativa é que essa edição será a melhor de todas, voltando a ter a energia presencial do público torcendo por cada música pela primeira vez nessa pandemia”, disse.

Além de Gallo, os integrantes da banda são: Glauco Andreza (bateria); Leo Torres (guitarra); Uaná Barreto (teclado); Octacílio Feitosa e Priscila Fernandes (percussão); nos metais, Teinha (saxofone), Azeitona (trombone) e Emanuel Barros (trompete); Pedro Índio e Lauren Pimentel (vocais) e, como arranjadores, Gallo, Barros, Marcelo Vilô e Arimatéia Veríssimo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de abril de 2022