Jãmarrí Nogueira
Uma noite de empoderamento, nesta quarta-feira (30), na Budega Arte Café, nos Bancários, em João Pessoa. Criado em março deste ano, o projeto terá sua segunda apresentação, com participações especiais de Elon Barbosa e também do grupo de teatro Cabe na Sacola, que mostrará a performance ‘Elas não cederão’. Show começa às 20h e a entrada é gratuita. Ao final da apresentação, artistas ‘passam o chapéu’.
“A apresentação na Budega nessa quarta é do meu projeto A camarilha. São quatro músicos no palco: eu, Vitor Çó, Diogo Rocha e Cassicobra. O repertório é de músicas autorais, minhas. Com algumas parcerias com poetas. Os arranjos são de Vitor Çó. É basicamente o mesmo show que foi apresentado no Espaço Mundo [mês passado]. Dessa vez teremos menos participações especiais, mas segue a mesma ideia”, disse a cantora e compositora Olívia Dória.
O setlist terá canções como ‘Vocifera’. Conforme Olívia, é uma música ‘bem especial’ e que passa a ideia central do propósito do show. Olha um trechinho da letra: “Emana. Vocifera. Prolifera a chama da voz. Transborda. Não desespera. Prolifera a chama n’água. Mesmo se apagar. Mesmo se nos apagarem. Emana. Empodera. Aglomera a mãe terra. Vem cantar. Soltar o clamor. As deusas, bruxas, nuas e cruas, a mãe, a mulher. Emana. Vocifera”.
O repertório também contará com a canção ‘Iara’, uma parceria de Olívia Dória com a poeta Débora Gil Pantaleão. Ela ainda vai cantar ‘Naufrágio’, feita em parceria com Naíla Cordeiro. Show desta quarta-feira terá participação especial de Elon Barbosa. No palco, também será executada ‘Menino, segura a onda’ (canção de Elon). Também vai ter a performance teatral ‘Elas não cederão’.
Sexta-feira passada (25), Beatriz Angelina, Olívia Dória e Raana Rocha participaram da IX Mostra Universitária Artes em Cena – MUAC. De 21 a 25 de maio, o evento gratuito realizado no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, teve espetáculos, performances artísticas e trabalhos em processo. Também foram ofertadas oficinas artísticas.
“Espetáculo fala sobre preconceito, de forma didática, intercalando com músicas. A performance é um recorte modificado do trabalho “Negra sou”, do grupo Cabe na sacola, com direção de Palmira Palhano”, disse Olívia Dória, atriz do grupo Cabe na Sacola e que também mostrará suas músicas autorais na noite de hoje.
‘Elas não cederão’, conforme a atriz Raana Rocha, é uma performance que mescla músicas, poesias, dados sociais e protesto. “Eu, Bia Angelina e Olívia já trabalhávamos juntas no espetáculo Negra Sou. Demos uma pausa do espetáculo pois a diretora está na reta final do doutorado, mas percebemos que o nosso trabalho trata de um tema que não pode ser esquecido, que é o preconceito”, destacou Raana.
Raana contou que a apresentação de hoje vem da necessidade de continuar produzindo e reproduzindo Negra Sou. A proposta de apresentação foi feita por Olívia. “Esse espetáculo foi a nossa porta de entrada e o que nos impulsionou para o mundo artístico”, declarou Raana. E complementou: “As questões da mulher e as questões sociais são o nosso foco”.