Notícias

A cultura e a identidade LGBT são temas de mostra de cinema na capital

publicado: 17/09/2017 00h05, última modificação: 16/09/2017 09h58
Pág 12 - divulgacao.jpg

Cena do seu filme Stanley do cineasta paraibano Paulo Roberto - Foto: Divulgação

tags: mostra de cinema , lgbtq


Guilherme Cabral

A primeira edição da mostra Nosso Amor Existe de Cinema LGBTQ será realizada neste domingo (17), a partir das 15h, no Espaço Paralelo, localizado no bairro Varadouro, no Centro Histórico da cidade de João Pessoa. Além de um painel que vai discutir a produção audiovisual e a representatividade no cinema, a programação do evento - cuja entrada é gratuita para o público - ainda inclui exibição de curtas-metragens, ficcionais e documentais, dentre os quais um dos destaques é o filme intitulado Stanley, que rendeu ao cineasta Paulo Roberto o prêmio de Melhor Diretor no Festival Curta Brasília em 2016, em virtude de sua narrativa, ambientada no Sertão da Paraíba, abordar a homossexualidade e suas tensões.

“É um evento importante, porque vai servir para divulgar a produção paraibana e tocar num assunto que é extremamente necessário e precisa ser mais focado em outras áreas. Mas começar com o cinema como pioneiro nessa questão da diversidade foi uma ideia bem feliz dos organizadores”, disse Paulo Roberto para o jornal A União. Ele antecipou que levará para participarem da Mostra alguns integrantes da equipe do filme Stanley, cujas cenas foram gravadas em sua cidade natal, Nazarezinho, localizada no Sertão da Paraíba, e que, na ocasião, será exibido para o público.

Além da premiação recebida, Paulo Roberto reconheceu o fato do filme Stanley vir cumprindo uma trajetória de sucesso, advinda da repercussão positiva. No entanto, comentou que é necessário ressaltar que essa produção “abriu janelas”, conforme suas próprias palavras, já tendo sido inclusive exibida na TV. E, nesse sentido, ele disse esperar que seja “uma experiência proveitosa” a mostra Nosso Amor Existe de Cinema LGBTQ. “Infelizmente, não existem tantos espaços para tratar dessa questão, que ainda é motivo de preconceito na sociedade, e essa Mostra pode vir para quebrar essa resistência”, comentou, ainda, o cineasta.

A programação da mostra ainda inclui as exibições do documentário paraibano Nosso Amor Existe, um registro da campanha para o dia dos namorados e das namoradas, que deu início ao projeto homônimo, já conta com mais de 60 mil seguidores pelas redes sociais e contabiliza quase meio milhão de visualizações no Youtube, além de duas produções paulistas: Piscina, ganhadora de pelo menos 26 prêmios, entre eles o título de Melhor Filme Curta-Metragem do QCinema LGBTQ Film Festival (Texas, Estados Unidos da América) de 2016, e o também documentário Roupa de Baixo, vencedor do prêmio de Melhor Curta do Festival Mix Brasil de 2016. Depois de assisti-los, o público participará de painel que vai debater a produção audiovisual e a importância da representatividade LGBT no cinema.

“A ideia é compartilhar da cultura e identidade LGBT por meio da arte do cinema e divulgar os trabalhos que falam sobre nós, enquanto sujeito das nossas histórias. Há grandes produções que precisam desses espaço para serem conhecidas”, justificou Theo Borges, um dos organizadores do evento, uma parceria entre o portal NÓS2 e o teeteto, o qual integra as programações do Circuito teeteto, festival iniciado na última quinta-feira (14) e que reúne teatro, dança, cinema, literatura, música e artes visuais no Centro Histórico da cidade de João Pessoa.