Com texto do paraibano Astier Basílio, Maquinista, espetáculo da companhia cearense Pavilhão de Magnólia, abre hoje a grade do Paraíba em Cena, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc--PB). O evento reunirá 13 peças teatrais de grupos do Nordeste até o dia 5 de novembro, em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos e Cajazeiras. A estréia da nova edição, com Maquinista, será às 19h30, no Teatro do Sesc, em Campina. Toda a programação é gratuita e contará, ainda, com oficinas dramatúrgicas em três municípios.
Baseado numa história real, o texto de Basílio narra as desventuras de Antônio Maquinista, pretenso ator que foge com o dinheiro arrecadado para a montagem de um espetáculo no interior de Pernambuco. O “esconderijo”, um lugar improvável: o temido bando de Lampião.
“Há umas cinco linhas escritas sobre Antônio no livro Guerreiros do Sol, de Frederico Pernambucano de Mello. Usei a minha imaginação a partir desses dados mínimos. Ele acaba sendo uma figura letrada no meio daqueles cangaceiros: é ele quem faz os telegramas e lê as notícias”, destaca o autor.
O roteiro percorre caminhos dialógicos ao fazer uma ponte entre a trajetória dos seus anti-heróis e Hamlet, clássico de William Shakespeare. “O fato de o próprio Lampião não querer matar o assassino do pai para não perder o seu ‘escudo de honra’ e continuar explicando suas ações por meio da injustiça sofrida conectou-se muito diretamente com o fantasma do pai do Hamlet”, sustenta Astier.
Maquinista venceu o Prêmio Funarte de Dramaturgia em 2014. Essa foi a primeira vez que a peça será encenada na Paraíba. “A minha família vai assistir”, celebra o dramaturgo campinense.
Astier destaca, ainda, a importância de difundir seu trabalho por meio do Sesc, a quem chama de “patrono das atividades teatrais”: “Eu me lembro de várias vezes viajar para São Paulo para assistir espetáculos do Bob Wilson. Parte significativa do bom teatro que eu vi na minha vida, eu devo muito às ações empreendidas por essa instituição”.
Na quinta-feira (16), o Paraíba em Cena retomará a sua grade com mais duas peças, em dois municípios diferentes: A Risita – Uma Visita do Riso, às 14h, no Teatro do Sesc de João Pessoa; e ApalhassadaMuzikada, às 15h, novamente no Teatro do Sesc da Rainha da Borborema.
A partir da segunda quinzena do mês, o Paraíba em Cena promoverá oficinas de teatro. Nos dias 20 e 21, no Sesc Centro em Campina Grande, o ator potiguar João Sales ministrará “Corpo trágico: um encontro entre Grotowski e as tragédias gregas”. Dos dias 29 a 31, no Casarão de Cultura, em Guarabira, a pernambucana Luiza Santa Cruz compartilhará os “Caminhos da comicidade”. E de 30 de outubro a 1º de novembro, no Centro Cultural BNB, em Sousa, Erik Breno ministrará “Parahyba corpo festivo”. As inscrições para este segmento são realizadas na página do Sesc-PB.
Através deste link, acesse o site de reserva de ingressos
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de Outubro de 2025.