Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Ampla programação marca o centenário de Ivan Bichara

Notícias

Ampla programação marca o centenário de Ivan Bichara

por publicado: 02/04/2018 17h33 última modificação: 02/04/2018 20h37
Arquivo A União O lançamento do romance Carcará, ocorrido no ano de 1984

O lançamento do romance Carcará, ocorrido no ano de 1984


Linaldo Guedes

Nem todo homem público que se destaca na política consegue fazer o mesmo no mundo das letras. O cajazeirense Ivan Bichara Sobreira está entre essas exceções. Nascido ema 1918, foi governador da Paraíba e também escritor de renome, com o romance “Carcará” sendo exaltado pela crítica. Em maio deste ano, comemora-se o centenário de nascimento de Ivan Bichara e uma comissão formada em Cajazeiras organiza uma série de eventos em Brasília, João Pessoa, Guarabira e, claro, Cajazeiras, sua terra natal. O ponto alto da programação será o lançamento do livro de escritos inéditos do ex-governador, além da reedição do “Carcará”.

A programação final ainda está sendo fechada, mas alguns eventos já estão definidos. Em Brasília, será realizada, no dia 23 de maio, uma sessão solene na Câmara Federal, comemorativa do centenário de nascimento do ex-deputado federal e ex-governador Ivan Bichara, proposta pelo deputado federal Rômulo Gouveia.

Em Cajazeiras, no dia 24, data de nascimento de Ivan Bichara, haverá uma missa solene no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Na sexta-feira, dia 25 de maio, uma sessão conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Cajazeiras, proposta pelo deputado estadual Jeová Campos e pelo vereador Marcos Barros. Na ocasião, será promulgada a lei que cria a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Ivan Bichara Sobreira. Ainda em Cajazeiras, no dia 26 de maio haverá abertura de exposição fotográfica na Secretaria de Cultura de Cajazeiras sobre a vida de Ivan Bichara.

Em João Pessoa, no dia 28, sessão solene conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal da capital, em comemoração ao centenário de nascimento de Ivan Bichara, proposta pela deputada Camila Toscano e pelo vereador Fernando Milanez. No dia 30, sessão especial na Academia Paraibana de Letras, com palestra do acadêmico Hildeberto Barbosa Filho.
Já em Guarabira, no dia 29, sessão solene da Câmara Municipal da cidade, proposta pelo vereador Júnior Ferreira, com palestra do historiador José Octávio de Arruda Melo. Em seguida, exposição fotográfica sobre Ivan Bichara.

A Comissão criada para organizar as comemorações do centenário de Ivan Bichara é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.
Durante a inauguração do Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, o secretário de Cultura, Ubiratan de Assis, entregou ao governador Ricardo Coutinho um documento contendo toda a programação do centenário de nascimento de Ivan Bichara

Sobre Ivan Bichara

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras, no dia 24 de maio de 1918 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998.

Em 1946 entra na política e é eleito deputado estadual por duas legislaturas e em 1955, consegue se eleger a deputado federal. Ao fim de seu mandato de deputado federal fixa residência no Rio de Janeiro, onde ocupa vários cargos importantes. Em 1974 é escolhido indiretamente para o governo do Estado da Paraíba. Permanece no cargo até 1978, quando afasta-se para candidatar-se a senador.

Além de político, Ivan Bichara Sobreira foi escritor, tendo seu trabalho literário referendado pela crítica. Publicou diversas obras, entre elas: “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06