Ansiando uma maior integração entre a instituição da qual agora faz parte, e os realizadores audiovisuais do estado, André Cananéa, gerente de conteúdos e de programação da Rádio Parahyba FM 103.9 tomou posse, ontem, como novo membro da Academia Paraibana de Cinema (APC). A cerimônia aconteceu pela manhã, na Unidade Tambaú da Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa.
O novo “imortal” foi recepcionado pelo atual presidente da casa, o professor João de Lima Gomes. Cananéa passa a ocupar a cadeira 27, que pertenceu ao jornalista Carlos Aranha, falecido em novembro do ano passado.
João de Lima iniciou os trabalhos celebrando a nova “aquisição” da academia, num perfil buscado pela APC: “Um rito de posse bem apropriado. Necessitamos de integrantes com cultura cinematográfica e com potencial de difundir sua missão”. Ao iniciar sua fala, Cananéa também remontou o legado de seu antecessor, Carlos Aranha: “Ele experimentou ‘o outro lado da câmera’, dirigindo o curta-metragem de ficção Libertação, nos anos 1960”.
Cananéa prosseguiu assinalando que, por meio de seu trabalho como repórter e editor, aproximou-se da produção artística local e nacional, mas ressaltou que o interesse pela sétima arte vai além do âmbito profissional: “Faço do cinema, a água que preciso beber todos os dias. Vejo filmes diuturnamente, assisto a eles, revejo-os, pesquiso ficha técnica e ‘me enfio’ nos livros para aumentar minha capacidade de decifrar cada quadro”.
Participaram do evento a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, e o diretor de Rádio e TV da mesma instituição, Rui Leitão. Ambos, segundo Cananéa, foram padrinhos de sua candidatura, em julho passado. Ao fim de sua apresentação, o novo “imortal” agradeceu a sua família e aos seus amigos e assinalou o fato de ter herdado de seus pais, Estevam e Fátima, seu entusiasmo pela cultura.
A Academia Paraibana de Cinema (APC) foi fundada em 2008 pelo pesquisador e crítico audiovisual Wills Leal, que nos deixou há cinco anos; parte do acervo do patrono está sob os cuidados da organização. Desde o mês de abril, a APC tem como base a nova unidade da FCJA, em Tambaú.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2025.