O retorno da Sinfônica da PB

Após um hiato de dois anos, Orquestra volta a realizar concerto presencial a partir de hoje, com a abertura da temporada 2022

publicado: 24/03/2022 08h33, última modificação: 24/03/2022 08h44
Pág 9 - Maestro Luiz Carlos Durier - Foto - Thercles Silva.jpg

Foto: Thercles Silva

por Guilherme Cabral*

Após mais de dois anos de pausa, por causa da pandemia da Covid-19, a Orquestra Sinfônica da Paraíba volta a realizar, sob a regência de Luiz Carlos Durier, apresentações presenciais gratuitas. O evento inaugural será hoje, a partir das 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira da Fundação Espaço Cultural, localizada na cidade de João Pessoa. O concerto marca a abertura da temporada 2022 da OSPB e o público deverá seguir todas as medidas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias, como o uso correto de máscara e disponibilidade de álcool 70%. Além disso, no intuito de se conseguir um distanciamento favorável, o número de músicos dentro do ambiente será reduzido, evitando que não haja perda da qualidade sonora e artística do repertório, que inclui composições de vários autores, a exemplo de Franz Schubert e Wolfgang Amadeus Mozart.

“A nossa expectativa é a mais positiva possível. Há cerca de dois anos e três meses estávamos sem realizar concertos presenciais e estamos muito felizes com esse retorno, que deve ser bom, agradável, com segurança para os músicos e para o público, e o mais importante, que é a ação da Orquestra Sinfônica da Paraíba que vai tocar a música que está adormecida no papel para lhe dar vida e alegrar o público que a ouvirá na plateia”, disse o maestro-titular, Luiz Carlos Durier.

O regente considera um recomeço essa volta às apresentações presenciais. “A cada concerto, nós vamos crescendo técnica e artisticamente, então eu tenho que pensar na sonoridade da orquestra, criar todo um clima para que possa inspirar os músicos a tocar o repertório que está proposto para esse semestre e para a temporada toda. A excelência artística que a OSPB tinha será reconquistada de forma gradual, ao longo dos concertos da temporada”, observou o maestro.

Referindo-se ao repertório deste concerto inicial da temporada 2022, Durier destacou, por exemplo, a composição ‘Ouverture Des Teufels Lustschloss, D. 84’, de Franz Schubert. “Como estamos retornando às atividades presenciais, vamos abrir com essa música da peça teatral O Palácio dos Prazeres, que é empolgante, para chamar a atenção do público”, comentou Durier. Na sequência, o programa inclui ‘Intermezzo n° 1’ e ‘Intermezzo n° 2’, de autoria de Yasily Kalinikov; e ‘Sinfonia n° 23 em Ré Maior, KV.181/162b’, de Wolfgang Amadeus Mozart. Após o intervalo, a OSPB executará as peças ‘Duas Canções sem Palavras para Pequena Orquestra, Op. 22’, com os movimentos Country Song e Marching Song, composta por Gustav Holst, e ‘Suíte em Ré Maior, Op. 49 (Prelúdio, Sarabande, Gavotte, Romance e Final)’, de Camile Saint-Saens. O evento será encerrado com a ópera ‘A Feira de Sorontchinsky – Dança Hopak’, de Modest Mussorgsky, com orquestração de Leopold Weninger.

“A Orquestra Sinfônica vai trazer para o público música leve e de fácil assimilação. Leve porque nós estamos voltando de um período de silêncio de todas as atividades artísticas e de fácil memorização porque o público vai ter a possibilidade de sair do concerto com as melodias que nós vamos tocar na cabeça”, comentou Durier.

O regente lembrou que, ao longo dos últimos dois anos, a OSPB se manteve realizando apresentações remotas com repertório já executado anteriormente. “Foi uma lástima muito grande e nos mantivemos com certo desespero, pois não sabíamos quando iríamos voltar aos eventos presenciais, mas a orquestra enviava material para os músicos, para se manterem em atividade, aguardando o retorno. Fiquei até um pouco meio depressivo”, disse Luiz Carlos Durier, que, como também é regente-titular da Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), acrescentou que o primeiro concerto presencial dessa orquestra será no próximo dia 31, às 20h30, na Sala José Siqueira. Já os concertos da OSPB em igrejas pelos bairros espera retomar no segundo semestre, com previsão para o próximo mês de setembro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de março de 2022