Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Apresentações culturais e oficinas marcam abertura de "Emoções Pelas Letras"

Notícias

Apresentações culturais e oficinas marcam abertura de "Emoções Pelas Letras"

por publicado: 29/11/2019 10h03 última modificação: 29/11/2019 10h03


Uma apresentação de xaxado por alunos da Escola Epitácio Pessoa abriu, nesta quinta-feira (28), em João Pessoa, a 3ª edição do Projeto Emoções Pelas Letras, desenvolvido pela Fundação Casa de José Américo (FCJA). O Emoções Pelas Letras, que prossegue até esta sexta-feira (29), busca incentivar a geração de novos talentos nas letras e nas artes.

Além de apresentações culturais, a 3ª edição do Emoções Pelas Letras da Fundação Casa de José Américo, localizada na Orla de Cabo Branco, terá uma série de oficinas de teatro, cinema, pintura e literatura. Outro destaque é a exposição 70 anos do Correio das Artes, que reúne capas do suplemento literário e de artes do jornal A União, publicadas ao longo das últimas sete décadas.

O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, ressaltou que a realização do Projeto Emoções Pelas Letras tem como principal legado a transmissão da cultura. "Esse projeto, seguindo a meta da própria Fundação Casa de José Américo, envolve muito as escolas. Isso porque é nas escolas onde estão as crianças, os jovens, que vão levar todo esse legado avante. Sem que haja transmissão, a cultura morre", afirmou.

Já a vice-presidente da Fundação Casa de José Américo, Rejane Ventura, destacou o foco do Emoções Pelas Letras nesta edição. "Neste ano, o foco é a integração de artes e linguagens, com várias oficinas de teatro, música, cinema, quadrinhos, contemplando as mais diversas manifestações culturais", disse.

O diretor de Mídia Impressa de A União, William Costa, falou da importância do evento na divulgação da cultura do Estado. "É um evento da maior importância para a promoção e divulgação da cultura paraibana, não apenas a literária, mas também outras manifestações artísticas, sendo uma grande vitrine de nossa cultura", comentou.

Apostando em talentos - Um dos grandes focos do Projeto Emoções Pelas Letras são estudantes da Rede Estadual de Ensino, buscando a formação de novos talentos. Além de participarem das oficinas, os alunos também têm a oportunidade de mostrar tudo o que produziram em sala de aula com a Feira Literária da Rede Estadual (FliRede), com um dos polos no evento.

A primeira oficina foi de cinema, ministrada pela professora Katzumy Lia Fook. "Com o filme 'Divertidamente', vamos falar sobre as emoções, trabalhar as emoções, sentir que todas valem a pena", disse. "À tarde o filme que vamos trabalhar é 'A era do gelo', onde vamos abordar as diferenças", acrescentou.

Ainda nesta quinta-feira teve dança urbana, quadrinhos, entre outras atrações.

2° dia do evento - Nesta sexta-feira (29), a programação terá início às 8h30, com a apresentação de Locomotiva de Versos, com o poeta Marconi Araújo (Academia de Cordel do Vale do Paraíba). A seguir, o início das oficinas do dia: Fotografia em Smartphone (manhã e tarde), com Allan Luna; Arte Urbana, com Thayroni Arruda; Lettering – Desenho de Letras (Fanny Miranda).

As atividades da tarde iniciam às 14h, com a apresentação do Grupo Looney Tunes Crew, coordenado por Wesley Bezerra, seguido de Animal Político, pelo grupo Trupe Clark (Cearte), coordenado por Verônica Cavalcanti; Poética, pelo Grupo Poética Evocare, coordenado por Marineuma de Oliveira.

Às 16h30, o encerramento terá como ponto alto o espetáculo Eternamente Bibi (sarau poético), com Romildo Rodrigues, dirigido por Maria Rita.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06