Notícias

Arte em Cena reúne 1.500 estudantes e homenageia Jackson do Pandeiro

publicado: 03/09/2019 11h25, última modificação: 03/09/2019 11h25
1- jack.jpeg

tags: centenário jackson do pandeiro , homenagem , premiados , Festival de Arte e Cultura na Escola

A terceira edição do ‘Festival de Arte e Cultura na Escola: Arte em Cena’ aconteceu no último sábado (31), no Espaço Cultural José Lins do Rego, e contou com a participação de 1500 estudantes da Rede Estadual da Paraíba para homenagear o centenário de Jackson do Pandeiro. Realizado pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), o evento tem como objetivo promover o encontro do projeto pedagógico das escolas estaduais de ensino médio com experiências culturais, despertando o interesse e o protagonismo dos estudantes para valores artísticos.

Este ano o Arte em Cena fez alusão ao decreto que institui 2019 como o ‘Ano Cultural Jackson do Pandeiro, rei do ritmo e cidadão do mundo’. Essa foi a etapa estadual do evento, que reuniu mais de 60 escolas representando as 14 Gerências Regionais de Educação em apresentações em cinco modalidades: teatro, música, dança, literatura e artes visuais.

O Festival começou às 8h e foi até o final da tarde. As escolas foram recebidas com acolhimento feito por Bandas Marciais de escolas de João Pessoa e cada delegação desfilou pela Praça do Povo até a abertura do evento, no Teatro Paulo Pontes, que contou com apresentação do artista popular Beto Brito. Em seguida, os grupos de estudantes se dirigiram para os locais das apresentações por modalidade. No encerramento, os presentes assistiram a apresentações culturais e os estudantes que ficaram em primeiro e segundo lugar por modalidade foram premiados com troféus e medalhas. As escolas que participaram da etapa estadual receberam certificados de mérito e participação.

O Festival Arte em Cena também proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer através de exposições na Praça do Povo, programas e projetos que são realizados na Rede Estadual, como também, conhecer diversas profissões, através de stands de instituições de ensino superior.

Satisfação - O secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, falou sobre a importância do evento. “Nessa edição está tudo mais integrado: a dedicação das Gerências Regionais, as modalidades e também parceiros externos nos apoiando. Do outro lado, temos a tecnologia e a cultura Geek. Então, está muito empolgante, acho que avançamos bem e que vai gerar muitos frutos”, ressaltou.

Segundo a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Giovanna Marques, “é um momento de muita alegria, um momento que a Rede Estadual está celebrando o que tem de mais importante nela, que é o estudante. Arte em Cena é a grande culminância do mês de agosto que é dedicado aos alunos e alunas, esse ano com um tema que demarca de maneira muito forte a nossa identidade cultural que é a vida e obra de Jackson do Pandeiro. Então eu tenho certeza que já está sendo a maior edição”, falou.

Realização - Felipe da Silva Batista, estudante do segundo ano da Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, participou pela segunda vez do festival na categoria de Artes Visuais. O estudante foi o segundo colocado na modalidade e explicou que a expectativa ia além do prêmio. “Encontrar outros artistas, de lugares que não tive a oportunidade de ir, tem muita gente boa que eu quero conhecer. O Arte em Cena é isso, fora a competição, fora os prêmios, é poder conhecer gente de outras escolas, pessoas que tem os mesmos desejos que você, que querem ser artistas como você”, explicou, entusiasmado.

A satisfação de Felipe também foi compartilhada por colegas de outros municípios. José Rafael de Sousa veio de Cabaceiras para disputar o primeiro lugar na categoria Literatura, com o cordel ‘Salve sua majestade – rei Jackson do Pandeiro’. Ele conta que, para o seu segundo ano de apresentação no festival, a preparação requereu muita pesquisa e leitura sobre o cantor homenageado. “Eu conhecia a fama de Jackson, mas não conhecia a história dele. Hoje, pode me perguntar o que for que eu já sei tudo sobre ele. E sobre as minhas expectativas, eu sei que eu dei o meu melhor”, revela o estudante, que ganhou o segundo lugar na modalidade.

Na categoria de música, grande parte dos alunos se apresentou em grupos. Esse é o exemplo de José Vitor da Silva, da Escola Cidadã Integral Técnica José Rocha Sobrinho, que veio de Bananeiras com toda a equipe para disputar o prêmio. Os estudantes participaram na escola de oficinas de música, literatura e dança para apresentar o melhor produto no festival, e para José Vitor, o evento se resumiu em uma única palavra: “espetacular! ”.

Na categoria teatro, a equipe da Escola Cidadã Orlando Venâncio, em Cuité, ganhou em primeiro lugar com a peça ‘Jackson do Pandeiro: cantos e contos na rádio nacional’. “Nos preparamos bastante para essa competição saudável. É um prazer estar nesse festival maravilhoso que dá oportunidade para nós estudantes de realizarmos nossos sonhos”, falou o estudante Rafael Câmara.

O estudante da Escola Cidadã Integral Liliosa de Paiva Leite, no bairro do Cristo, Jobson da Cunha, se apresentou na categoria dança. “Estávamos ansiosos para esse momento, ensaiamos muito, estamos felizes de relembrar a memória de Jackson do Pandeiro”, disse.

Etapas - O festival é realizado em duas etapas: regional e estadual. A etapa regional contou com a participação de mais de 3 mil estudantes, de 22 a 26 de julho, em todas as Gerências Regionais. O evento foi realizado para selecionar as melhores equipes das cinco modalidades que representaram a Gerência nessa etapa estadual.

Premiados:

Literatura: 
1º lugar – Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Dionísio da Costa, de Patos. (6ª GRE)
2º lugar – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alcides Bezerra, de Cabaceiras. (3ª GRE)
Artes Visuais: 
1º lugar–Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor Vicente Freitas, de Pombal. (13ª GRE)
2º lugar – Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, em João Pessoa (1ª GRE)
Dança: 
1º lugar – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Leite de Sousa, de Monteiro. (5ª GRE)
2º lugar – Escola Estadual EFM Nestorina Abrantes, da cidade de Lastro. (10ª GRE)
Teatro:
1º lugar – Escola Cidadã Integral Técnica Orlando Venâncio, de Cuité. (4ª GRE)
2º lugar – Escola Cidadã Integral Técnica Bráulio Maia, de Campina Grande. (3ª GRE)
Música: 
1º lugar – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Manoel Otaviano, de Ibiara. (7ª GRE)
2º lugar – Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes, em João Pessoa (1ª GRE).