O evento acontecerá apenas entre novembro e dezembro deste ano, mas, a partir de hoje, os realizadores interessados em projetar seus filmes em um festival poderão inscrever seus trabalhos na 19a edição do FestAruanda do Audiovisual Brasileiro. As submissões poderão ser feitas no site do evento, a partir do que versa o regulamento da mostra. Serão selecionados seis longas-metragens e 12 curtas-metragens para exibição na Mostra Competitiva Nacional; dentro da mostra paralela Sob o Céu Nordestino, haverá a indicação de quatro longas e 12 curtas. Serão aceitas apenas produções que tenham sido realizadas entre julho de 2023 e julho de 2024. As inscrições seguirão abertas até 22 de julho.
O evento contará com o patrocínio de empresas públicas e privadas, dentre elas a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Companhia Paraibana de Gás (PB Gás). Também será oferecido um prêmio inédito de R$ 15 mil reais para o melhor curta-metragem dentro da Mostra Competitiva, oferecido pelo Canal Brasil, que também garantirá a exibição do filme vencedor dentro de sua grade.
De acordo com Lúcio Vilar, curador e diretor artístico do FestAruanda, o interesse pelo festival cresce a cada ano. De 544 submissões em 2022, o número de filmes inscritos subiu para 650 em 2023. “Este ano, teremos como fator mobilizador o prêmio oferecido pelo Canal Brasil. Esperamos um número ainda maior nesta edição. Destaco ainda o fato de o festival viabilizar a vinda dos diretores curta-metragistas de todo o país e do interior da Paraíba para acompanhar as exibições e participar dos debates”, detalha o diretor.
O filme submetido para o Aruanda não precisa ser inédito – ele pode ter passado por outro festival anteriormente. “No entanto, no caso dos filmes de longa-metragem selecionados para o festival, ele não pode ter sido exibido no circuito exibidor nacional”, ressalva Lúcio. A lista com os filmes selecionados deve sair em setembro.
A 19a edição do FestAruanda do Audiovisual Brasileiro acontecerá entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, com projeções de filmes e debates nas salas de cinema da rede Cinépolis, no Manaíra Shopping.
Na edição de 2023, os vencedores dos prêmios de melhor longa e melhor curta-metragem dentro da Mostra Competitiva foram Levante, de LillahHalla, e Pulmão de Pedra, de Torquato Joel, respectivamente. Já na Mostra Sob o Céu Nordestino, os laureados foram o longa Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges, e o curta Céu, de Valtyennya Pires. O grande homenageado da edição passada do festival foi o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré; na ocasião, foi exibido o curta Vandré no Exílio, registro do período em que o artista viveu fora do país, perseguido pelo regime militar.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de abril de 2024