Audiovisual

Aruandaplay lança mostra europeia

publicado: 24/04/2023 12h30, última modificação: 24/04/2023 12h31
Plataforma disponibiliza curtas vencedores da competitiva internacional do Fest Aruanda
1 | 3
Cena do curta-metragem premiados ‘Borderline’ (Melhor Filme e Roteiro) - Foto: Aruandaplay/ Divulgação
2 | 3
Cena do curta-metragem 'How to Tame a Wild Elephant’ (Melhor Direção) - Foto: Aruandaplay/ Divulgação
3 | 3
Rui Quintas no curta-metragem 'Rei na gaiola’ (Melhor ator) - Foto: Aruandaplay/ Divulgação
1-Borderline.jpg
2-Elefante_Still1.jpg
3-Rei Na Gaiola - Still 1.png

Com filmes produzidos a partir de parcerias que reúnem países como Portugal, Escócia, Estônia, Irlanda e Brasil, a plataforma Aruandaplay abriu noferiado de 21 de abril a mostra Conexão Internacional Aruanda Lusófona-União Europeia. Estarão disponíveis a partir de hoje e pelos 30 dias seguintes as obras que venceram a respectiva categoria na edição do festival paraibano do ano passado.

Com selo das Secretarias de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), a plataforma Aruandaplay foi lançada em dezembro de 2022 pelo então secretário de Estado da Educação, Claudio Furtado, por ocasião da abertura do 17º Fest Aruanda. Criada originalmente para suprir a crise pandêmica, em 2020, o projeto ganhou musculatura e caráter permanente, ou seja, seguirá no ar como uma nova janela que se desdobra pela educação, audiovisual local e regional e se apoia também na preservação da memória cinematográfica paraibana.

“A Universidade Lusófona e o seu departamento de cinema associam-se mais uma vez ao Fest Aruanda para uma mostra do melhor cinema realizado por jovens talentos europeus. Esperamos que esta seja uma oportunidade única de conhecer os talentos emergentes que marcam o cinema do amanhã e mais um marco numa colaboração estreita e frutuosa entre nossas instituições”, reiterou o diretor do departamento de Cinema da Universidade Lusófona e coordenador do FilmEU, Manuel José Damásio

“O fato é que dispomos da primeira experiência de streaming da Paraíba (desde 2020), conectada com as demandas locais desses segmentos citados, sendo que se trata de um projeto em construção. Temos muito ainda a crescer e abrir novas frentes de atuação, como é o caso da área de Ciência e Tecnologia. Nesse particular, tratativas seguem em curso com a nova pasta criada pelo governador João Azevêdo, no sentido de avançarmos com janelas que viabilizem novos conteúdos no campo do terceiro grau”, disse o coordenador do projeto, o professor Lúcio Vilar (Demid-CCHLA).

Para conferir as obras, basta a acessar o site oficial da iniciativa.

Confira as obras da premiação competitiva internacional - Fest Aruanda 2022

Melhor Filme: ‘Borderline’ (2022), de Leonor Rocha Oliveira, de Portugal;
Melhor Roteiro: Leonor Rocha Oliveira (do filme ‘Boderline’);
Melhor Direção: Sushant Bhat pelo filme ‘How to Tame a Wild Elephant’ (2022, nacionalidade: Índia; uma produção: Portugal, Escócia, Estônia e Irlanda; KinoEMyes – The European Film Masters);
Melhor Fotografia: Tomás Fidalgo e Mariah Pacheco, do filme ‘Quando a Terra Sangra’ (2022), de Portugal;
Melhor Ator: Rui Quintas – que interpreta o personagem Ernesto do filme ‘Rei na gaiola’ (2022), produção portuguesa;
Melhor Atriz: Carolina Gaspar – Que interpreta a personagem Simone (adulta) do filme ‘Rei na gaiola’ (2022), produção portuguesa.

Matéria retificada da edição publicada originalmente na versão impressa de 21 de abril de 2023.