Fernando Teixeira

Ator será homenageado em festivais

publicado: 08/02/2024 08h59, última modificação: 08/02/2024 12h41
No próximo mês, a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba acontecerá em Itabaiana e Juripiranga

por Da Redação*

No ano passado, foi a vez de um dos maiores documentaristas do Brasil: o paraibano de Itabaiana Vladimir Carvalho. Agora, as novas edições do Cine das Almas e Cine Paraíso vão reverenciar um ator que é uma constante na produção audiovisual não só do estado – atuando em curtas e longas-metragens –, como também uma presença corriqueira nas produções país afora: Fernando Teixeira.

04.jpg
Além de produções protagonizadas pelo artista homenageado, evento terá apresentação do livro ‘Fernando Teixeira – A intuição criativa’, publicado pela Editora A União no ano passado - Foto: Roberto Guedes

No Agreste paraibano, a 2ª edição do Cine das Almas, na cidade de Itabaiana, e o 6º Cine Paraíso, em Juripiranga, juntos, formam a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba, que acontecem entre os dias 11 e 13 de março, e, na sequência, de 14 a 16 de março, respectivamente.

No Cine das Almas, o local escolhido para as sessões será novamente a Taberna Cultural, no Centro da cidade. Já em Juripiranga, as projeções acontecerão no Clube Municipal, local de festividades tradicionais. Ambos os eventos terão a programação oficial gratuita.

“Fernando Teixeira é um dos precursores da história do cinema e, também, do teatro paraibano. É um ator que ressignifica o fazer cinema paraibano no conceito de atuação e colaboração. Apesar de atuar, ele também auxilia os colegas em cena. É uma entidade viva que tem sua importância para o cinema e o teatro paraibanos”, definiu o organizador do Cine das Almas, ator e produtor cultural Edglês Gonçalves. “Fernando Teixeira se sentiu honrado por ter sido escolhido para essa homenagem e deverá participar presencialmente, durante a solenidade de premiação”, contou ele.

Na ocasião, o artista homenageado também apresentará o livro Fernando Teixeira – A intuição criativa (Editora A União, 248 páginas), escrito por Luciana Dias e lançado em outubro do ano passado. A obra analisa as técnicas de um dos atores e dramaturgos mais importantes da Paraíba, natural do município sertanejo de Conceição. “A programação inclui as exibições, inclusive em escolas municipais, de quatro filmes nos quais Fernando Teixeira atua, como o curta-metragem Ilha, dirigido por Ismael Moura, e o longa-metragem Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo”, adiantou Edglês Gonçalves.

‘A História do Dilúvio’

Para este ano, houve cerca de mil produções audiovisuais oriundos da Paraíba e de outros estados que foram inscritos nos dois festivais. “As curadorias já estão com esse material e a divulgação do resultado da seleção está previsto para o dia 23 deste mês”, frisou Edglês Gonçalves.

De acordo com o organizador, uma novidade será a exposição de telas, que vem do museu da Universidade Federal de Manaus, Cem Pilum – A História do Dilúvio, do artista visual Feliciano Lana, que é baseada na animação homônima do diretor Thiago Morais. A mostra será realizada no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Itabaiana, como também na Câmara Municipal de Juripiranga.

No Cine Paraíso, as sessões serão divididas em Panorama Nacional, Parahyba, Infantojuvenil e Mostra Fruto Proibido. O Cine das Almas apresentará as mostras Acunhe (obras nacionais), Oxe (filmes paraibanos), Saci-Pererê (produções infantojuvenis) e a Mostra das Almas (dedicada exclusivamente aos gêneros de suspense e terror).

Os festivais contam com financiamento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) e do Governo Federal.

Mais informações sobre a Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba, basta acessar os perfis oficiais no Instagram do Cine das Almas (@cine.dasalmas) e do Cine Paraíba (@cineparaisofestival).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de fevereiro de 2024.