Balaio Nordeste inscreve para cursos de acordeão e canto coral

publicado: 01/07/2019 12h30, última modificação: 01/07/2019 12h30
P.11 - Curso de sanfona_FOTO DIVULGAÇÃO.jpg

As oficinas de acordeão têm vagas para adultos e crianças e a de canto coral, apenas para crianças. - Foto: Foto: Divulgação

tags: Associação Balaio Nordeste

por Guilherme Cabral*

A Associação Cultural Balaio Nordeste, localizada na cidade de João Pessoa, está oferecendo os cursos de Canto Coral e de acordeão infantis, cada qual com 20 vagas disponíveis. Além dessas atividades, a entidade ainda inscreve interessados em participar de oficina de sanfona para adultos. A matrícula é feita presencialmente, na sede da instituição, o prazo se encerra no dia 5 de julho e o valor é o mesmo para cada um dos três cursos: R$ 100. As aulas estão programadas para iniciar no dia 8 do mesmo mês.

“O curso de Canto Coral será realizado em parceria com a Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), órgão do Governo do Estado, que vai se encarregar de custear o pagamento dos professores. É uma parceria muito importante”, ressaltou para o Jornal A União a presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, Joana Alves. Ela disse que esse curso é inédito e surgiu da necessidade de manter um grupo desse tipo na própria associação, com o intuito de, posteriormente, realizar apresentações.

Joana Alves informou que os pais, ou responsáveis das crianças interessadas em participar do curso de canto coral devem levar à sede da Associação Balaio Cultural, localizada no bairro do Varadouro, no Centro Histórico da capital, documentação básica, a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de residência. “Nos dois cursos e na oficina, só se paga o valor da matrícula, de R$ 100, que será investida na manutenção da associação”, disse ela. Além da formação de público, ela antecipou que a ideia da Associação Balaio Nordeste, ao criar um grupo de canto coral, é, também, resgatar o forró, a cultura nordestina, além dos ritmos da região, a exemplo do maracatu, ciranda e coco. “O projeto é, mais tarde, quem sabe interagir esse grupo com o de acordeão infantil em apresentações em eventos”, comentou a presidente da entidade, acrescentando que as aulas serão ministradas até o próximo mês de dezembro. Quanto à oficina de acordeão para adultos e o curso desse mesmo instrumento para crianças, Joana Alves observou que ambos eventos estão sendo possíveis por causa de emendas parlamentares apresentadas pelo vereador Marcos Henriques (PT) e aprovadas pela Câmara Municipal de João Pessoa. “Foram duas as emendas, cada qual no valor de R$ 50 mil, que serão investidas neste e no próximo ano. Isso permitiu que a Associação Balaio Nordeste voltasse a ter condições de oferecer os eventos. O último curso de sanfona que realizamos foi há quase dois anos, quando beneficiamos cerca de 30 pessoas”, lembrou ela, acrescentando que o curso de acordeão para crianças deverá se estender até o próximo ano.

*matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de junho de 2019