Notícias

Banda Marcial da Escola Papa Paulo VI se apresenta em projeto musical na UFPB

publicado: 27/09/2016 00h05, última modificação: 27/09/2016 06h32
banda.jpg

A Banda Sinfônica José Siqueira também se apresenta nesta edição do projeto "A Banda de Música na Academia" - Foto: Divulgação

tags: Projeto A Banda de Música na Academia , Banda Sinfônica José Siqueira


Guilherme Cabral

A Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Papa Paulo VI se apresenta hoje, a partir das 18h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, instalada no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, localizado em João Pessoa, como convidada de mais uma edição do Projeto A Banda de Música na Academia - UFPB. A outra atração do evento, cuja entrada é gratuita para o público, é a Banda Sinfônica José Siqueira, que vai receber o grupo.

“Além de formar público, A Banda de Música na Academia tem um marco grande, que é o de aproximar os alunos - principalmente os que desejam se dedicar à música - das escolas estaduais, municipais e privadas da Universidade, promovendo, assim, um intercâmbio. Muitas vezes, os estudantes acham que a Universidade é um bicho de sete cabeças, uma coisa muito difícil de se entrar, e esse evento promove essa troca de experiência”, ressaltou para o jornal A União o coordenador adjunto do Projeto, Lourival Júnior.

Quem abrirá o evento será a Banda Marcial da Escola de Ensino Fundamental e Médio Papa Paulo VI, instituição que se localiza no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Composto por 38 integrantes e sob a regência do professor Paulo Cezar de Gois Moreira, o grupo - fundado em 22 de outubro de 2013, com o intuito de formar cidadãos e dar oportunidades para que se desenvolva o gosto pela música entre os alunos - apresentará repertório com as seguintes músicas: ‘Fate of the Gods’, ‘Suite Nordestina’, ‘Naquela mesa’ e ‘El cumbachero’. Depois, a Banda Sinfônica José Siqueira tocará ‘Aquarela do Brasil’, ‘Gladiador”, que é o tema do filme homônimo lançado no ano 2000, dirigido por Ridley Scott e protagonizado pelo ator Russel Crowe, e ‘Brazilian Sports’, um pout pourri com músicas nacionais na área do esporte.

Idealizador e coordenador d’A Banda de Música na Academia, que vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos e é vinculado ao Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o professor Sandoval Moreno disse que decidiu criar o Projeto com o objetivo de promover a integração das bandas marciais com o ambiente acadêmico, além de divulgar o trabalho que vem sendo realizado por grupos com esse tipo de formação e, ainda, preservar a tradição das bandas marciais que estão atuando em escolas secundaristas localizadas não apenas na capital, como também no interior do Estado.