Banda Marcial José do Patrocínio participa de projeto musical na UFPB

publicado: 25/10/2016 00h05, última modificação: 24/10/2016 22h35
Banda.jpg

A banda marcial José do Patrocínio, do bairro dos Funcionários II, é a atração convidada para esta edição do evento - Foto: Divulgação

tags: Banda Marcial José do Patrocínio , Projeto A Banda de Música na Academia , UFPB , Banda Sinfônica José Siqueira

Guilherme Cabral

Sob a regência de Eliton Chaves, a Banda Marcial José do Patrocínio - que pertence à escola homônima de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual e se localiza no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa - é a convidada de hoje, a partir das 18h, de mais uma edição do Projeto A Banda de Música na Academia - UFPB, que acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, instalada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. As outras atrações do evento são a Banda Sinfônica José Siqueira, com a batuta do maestro Arimatéia Veríssimo, e, em participações especiais, como solistas, os instrumentistas Alphonsos Silveira (clarinete) e Gilbert Monteiro (sax). A entrada é gratuita para o público.

“O público terá a oportunidade de assistir um concerto de alto nível, pois os instrumentistas são muito bons, assim como a escola convidada, a José do Patrocínio, é bacana”, antecipou para o jornal A União o maestro Lourival Júnior, que é coordenador adjunto do Projeto A Banda de Música na Academia - UFPB, criado há dois anos por Sandoval Moreno, que é professor na instituição. Ele garantiu que o evento já se consolidou no calendário acadêmico, pois as edições realizadas atraem espectadores que apreciam ouvir um repertório diversificado, que inclui música popular, erudita e, naturalmente, o próprio dobrado, que é o tradicional gênero desses tipos de grupos musicais.

Embora fundada em fevereiro de 2014, a Banda Marcial José do Patrocínio, sob a regência de Eliton Chaves, já vem desenvolvendo intensa atividade, o que inclui, por exemplo, apresentações em escolas e em desfiles cívicos, com a coreografia elaborada por Harryson Gomes. E, ressalte-se, pela primeira vez em 2016, seus integrantes vão competir nos campeonatos estaduais.

Quanto ao grupo anfitrião do projeto, a Banda Sinfônica José Siqueira estará sendo regida pelo maestro paraibano José de Arimatéia Formiga Veríssimo, conhecido por Teinha. Ele nasceu em 1965, no Município de Pombal, e começou seus estudos musicais com o próprio avô, o maestro Eliseu Veríssimo de Sousa. Bacharel em Música (clarinete) pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e Mestre em Música (clarinete) pela Universidade Federal da Bahia (2005), Teínha foi membro fundador e coordenador dos grupos JPSax e Orquestra Sanhauá. Atualmente, é professor de clarinete e saxofone da UFPB e o principal clarinetista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

Já o outro instrumentista convidado para o evento de hoje, Alphonsos Silveira, iniciou seus estudos no ano 2000, na Sociedade Musical São Sebastião. Em 2006, na classe do professor Daniel Campos, tornou-se bacharel em clarineta pela Universidade do Estado de Minas Gerais, onde venceu concurso para a Orquestra Sinfônica dessa mesma instituição. No momento, ele participa do curso intensivo em performance com o professor Carlos Rieiro, sob a regência de Luiz Carlos Durier. Como clarinetista, Alphonsos atuou na Orquestra Opus, tendo se apresentado junto a diversos artistas, a exemplo de Fafá de Belém, Milton Nascimento, Daniela Mercury e Flávio Venturini. O instrumentista também desenvolve trabalhos de música de câmara com o quinteto Sopro Nordestino, o Trio Camera Tríplice e o duo Dois Amores (flauta e clarinete). E, atualmente, é clarinetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Banda Municipal de João Pessoa e Artist Pro Team Silverstein.

O paraibano - natural de João Pessoa - Gilbert Monteiro é mais um solista convidado. O instrumentista começou seus estudos aos 11 anos de idade, no grupo de flauta doce de uma igreja católica no Município de Alhandra. Aos 14, iniciou o aprendizado de clarinete e saxofone na escola da Banda Musical Curica, na cidade de Goiana (PE). Graduando em Licenciatura em Música - habilitação Saxofone - pela Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação do professor Dilson Florêncio, ele é o primeiro e único sul-americano a obter o 1º Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (CNSMP). Atualmente, é músico da Rubacão Jazz Big Band, da UFPB, onde também participa de outros grupos instrumentais da instituição.