Notícias

Banda MeioFree faz shows comemorativos

publicado: 08/03/2018 20h05, última modificação: 08/03/2018 20h59
2.jpg

Grupo que completa 10 anos de estrada, é formado pelos músicos Gabriel Araújo, Victor Lustosa, Kleber Nascimento e Pedro Faissal - Foto: Divulgação

tags: banda meiofree , show , comemoração , shows comemorativos


Guilherme Cabral

No intuito de comemorar, ao longo de 2018, uma década de existência, a banda paraibana MeioFree realiza mais dois shows na Região do Cariri Ocidental, ambos dentro da Velho Chico Tour e com entrada gratuita para o público. O primeiro, em homenagem ao 'Dia Internacional da Mulher' (8 de março), se realiza nesta sexta-feira (9), a partir das 21h03, no Estabelecimento, no município de Ouro Velho. A segunda apresentação - desta vez para celebrar um ano da transposição das águas do Rio São Francisco - será no sábado (10), começando às 21h02, na Arena Cultural, localizada na cidade de Monteiro.

“Cada show que estaremos realizando, ao longo de 2018, para comemorarmos os 10 anos da banda, tem um eixo temático como pano de fundo. O primeiro show fizemos em João Pessoa, dentro da programação do projeto Pólvora Cultural, e o tema abordado foi a violência contra o público LGBT, pois a cada 25 horas um LGBT é morto no Brasil. A MeioFree se apresenta como uma banda de rock de protesto e poesia musicada e, por isso, a gente tenta puxar um ato-show”, disse para o jornal A União o vocalista e guitarrista Pedro Faissal, que também é o líder e idealizador do grupo, cujos demais integrantes são os músicos Gabriel Araújo (baixo e backing vocal), Victor Lustosa (guitarra), Kléber Nascimento (bateria e backing vocal) e André Antério (teclados e efeitos).

Pedro Faissal antecipou para A União que cerca de 15 músicas deverão ser apresentadas em cada ato-show nas cidades de Ouro Velho e Monteiro. No entanto, disse que ambos repertórios terão apenas alguma variação, pois a banda tocará músicas autorais e independentes - influenciadas pelo rock, reggae, funk, jazz, samba e baião - dos seus quatro álbuns já lançados, além de obras de outros compositores, a exemplo de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Raul Seixas. A propósito, a banda MeioFree - que foi criada na cidade de João Pessoa - gravou os discos intitulados 'Globalizado só os Tênis' (2009), 'Peso de Menino e Jeito de Homem' (2012), 'Pessoa Minha' (2013) e 'Half Livre' (2015), o qual contém releituras de antigas canções, mas também músicas inéditas.

“Apesar das dificuldades que ainda existem, as mulheres já conquistaram vitórias importantes, a exemplo da própria autonomia, os espaços na política, participando, assim, das decisões em benefício dos interesses da população”, comentou Pedro Faissal, justificando a escolha da homenagem às mulheres para o ato-show que a MeioFree realiza nesta sexta, em Ouro Velho. Ele também esclareceu o motivo da apresentação em Monteiro. “Uma coisa que a gente quer levar ao público é que a transposição das águas do Rio São Francisco tem trazido uma nova realidade para o Cariri Ocidental. A obra é fundamental e, embora esteja completando apenas um ano, já vem sendo suficiente para beneficiar as populações não apenas de maneira macro, mas de outras formas. Um exemplo disso é o nosso produtor cultural, Flávio Freitas, que é natural de Ouro Velho e costuma dizer que, com a transposição, tem chovido mais na região”, disse o vocalista e guitarrista do grupo.