Linaldo Guedes
O mês é delas, as crianças. E nada melhor para homenageá-las do que através da boa música. Por conta disso, pais e filhos têm encontro imperdível com a alegria e a leveza musical da infância. Trata-se da apresentação da banda Meu Quintal, que faz show este domingo (29), às 17h, na Tamarindeira, no Bairro Miramar, em João Pessoa. “A gente faz música para brincar e para fazer com que todas as pessoas brinquem também nesse quintal encantado”, afirma Nara Limeira, uma das integrantes da banda.
A banda Meu Quintal é formada por Nara Limeira (voz e composições), Naldinho Braga (contrabaixo e composições), Ana Catarina Leão (vocais), Eliza Garcia (bateria), Rosenilha Fajardo (teclado), Wênia Xavier (percussão) e Victor Lustosa (guitarra). Segundo eles, este é um trabalho de música autoral feito na Paraíba, destinado a crianças de zero a 99 anos. No show deste domingo, a banda vai relembrar algumas canções do primeiro CD e tocar as novas canções do CD 'Roda Gigante'.
“O show na Tamarindeira é uma atração para celebrar a infância, celebrar cada criança, a criança que é nosso público e nossa razão maior de existir. E a criança que existe também dentro da gente. É o último domingo de outubro, mês dedicado às crianças, nós fizemos uma turnê pelo Sertão, fizemos algumas apresentações aqui na cidade, e vamos fechar o mês com esta apresentação na Tamarindeira”, explica Nara Limeira.
Para ela, o que anima a banda é a receptividade do público. “Cada tropeço que acontece, cada dificuldade que se apresenta, ela é totalmente superada quando se toma contato com o nosso público e isso é altamente animador”, revela.
Resistir fazendo música para crianças em tempos de crise, como a que o país atravessa, não é fácil. Mas é compensador, entende Nara Limeira. “Neste momento de turbulência política pelo o qual o país inteiro passa, com profunda crise econômica, a gente abraça o desafio de resistir e fazendo a poesia acontecer, principalmente alimentando na gente e nas crianças a esperança de dias melhores”, acrescenta.
A banda começou como uma brincadeira. “A gente faz música brincando. Foi assim que a gente começou a fazer música, eu e Naldinho. Foi assim que esse trabalho começou, sem a gente se dar conta direito do que seria. E hoje a gente tem um repertório inteiro para crianças. E para celebrar a brincadeira, manter o lado lúdico da vida abre portas para muita coisa boa acontecer”, comenta.
Destinado ao público infantil, o trabalho da banda Meu Quintal apresenta uma poética inspirada no espaço de memória afetiva que o quintal representa e uma sonoridade que é resultado da sua convivência com os ritmos populares nordestinos e as canções de ninar de todos os tempos, além de ritmos universais como o rock, o reage e o ijexá. Sua poética é lúdica, brinca com as imagens, bichos do quintal, com os ditos populares, poesia, lendas e ainda visita a prática de contar histórias. Naldinho Braga e Nara Limeira são dois velhos conhecidos da cena cultural paraibana e o trabalho da banda Meu Quintal renova a energia de acreditar na existência de algo novo. Vale a pena conferir!