Notícias

Banda Samba de Praia realiza show conjunto com Escurinho, em JP

publicado: 03/06/2017 00h05, última modificação: 03/06/2017 09h00
samba.jpg

A banda Samba de Praia mistura reggae, pop e música brasileira e realiza, há quase um ano, um projeto em que recebe artistas convidados - Foto: Divulgação

tags: banda samba de praia , escurinho , general store , joão pessoa , show

 

Rodolfo Amorim - Especial para A União

Com o objetivo de reforçar e fomentar a música paraibana, a Banda Samba de Praia, que, apesar do nome, costuma trazer uma mistura de reggae, pop e música brasileira, convida o artista, cantor e compositor Escurinho para um show. Há quase um ano com o “Projeto Samba de Praia Convida”, eles já trouxeram aos palcos da cidade parceria com outros artistas. O evento acontece neste sábado (3) na General Store, às 16h20, um horário que possibilita contemplar o pôr do sol do Centro. A entrada custa R$ 15.

Com uma formação recente, a Banda Samba de Praia, composta por seis músicos, está na cena da cidade há quase um ano. A ideia surgiu porque começaram a realizar shows na orla. Diante disso, com a iniciativa de valorizar, ainda mais, os artistas da cidade, optaram por convidar, a cada show, pessoas que têm um trabalho efetivo. Nesse pequeno tempo, a banda “Os Fulano” já se apresentou no projeto, além de “Macumbia” e “Emboscada”. Desta vez, a escolha por Escurinho seu deu pela admiração ao seu trabalho.

Carlos Alberto, conhecido como Bebeto, é um dos músicos e vocalista da Samba de Praia, segundo ele, os músicos apresentam referências e gostos musicais muito diferentes. No entanto, o Escurinho foi pensado desde o início. “Sempre havíamos pensado em tocar com o Escurinho, eu sou muito fã do trabalho desse cara, porém, só conseguimos agora, nesta quarta edição do evento”, contou o músico. Ele também disse que, no show, serão tocadas músicas de Samba de Praia, que estão ensaiando obras de Escurinho, e também do próprio convidado. “O bicho faz uma mistura de sons, passando por xote, coco, reggae, rock e outras viagens que não deixa ninguém ficar de bobeira. A gente é fã dele e tivemos a felicidade de tê-lo cantando uma de nossas músicas”, brincou.

Sobre novos projetos, Bebeto contou que a pretensão da banda é realizar um evento comemorativo de um ano, que acontece em agosto.

Escurinho

Escurinho possui quase 30 anos de carreira, e tem seu nome enraizado na cena cultural da cidade, transitando nas vertentes musicais brasileiras. Ele costuma misturar vários ritmos e improvisação. Durante esse período, já dividiu o palco com artistas diversos, como Milton Dornellas, Alex Madureira, Adeildo Vieira, entre outros.

No último dia 19 de maio, Escurinho fez um show de aniversário na capital, em comemoração aos seus 55 anos de idade. No evento, ele reuniu artistas que fazem parte do cenário mais recente na música independente paraibana. Buscando valorizar a música brasileira e com um caráter social e político, o músico carrega uma poesia urbana, em que agrega o regionalismo com pesquisas de sons indígenas e africanos, numa combinação também com o rock.

Além disso, se apresentou na Virada Cultural de São Paulo, o que segundo ele, foi maravilhoso. “Muito bom poder ter subido no palco deste evento bacana, apesar de ter subido num palco de forró, quando comecei a tocar, o público gostou muito, foi um dia de bons encontros”, contou. Escurinho ainda não havia tocado com o Samba de Praia, promete tocar suas músicas e subir no palco como convidado, para ele é uma honra.

Novo Projeto

Com uma facilidade nata de improvisação no palco, pegar os ritmos e construir cirandas em determinado momento do show, ele realizava alguns shows nas praças com essa ideia. O que resultou em seu mais recente projeto. Esse ano, o artista está lançando o seu 40º CD, “Ciranda de Maluco Vol 1”, com o patrocínio do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos (FIC), e também apresenta o show do mesmo nome em praças públicas através de projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).