Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Bandas paraibanas fazem homenagem ao ‘Rei do Ritmo’

Notícias

Bandas paraibanas fazem homenagem ao ‘Rei do Ritmo’

por publicado: 20/03/2018 22h05 última modificação: 20/03/2018 22h22
Divulgação O centenário de Jackson do Pandeiro acontece em agosto do próximo ano, mas as celebrações já estão acontecendo

O centenário de Jackson do Pandeiro acontece em agosto do próximo ano, mas as celebrações já estão acontecendo


Guilherme Cabral

No total, 25 músicas integram o repertório do show de estreia do projeto intitulado 'Jackson Racional e Os Afrobatuques', que as bandas paraibanas Cabruêra e Os Fulano realizam nesta quarta-feira (21), a partir das 21h, no Café da Usina Energisa, localizada na cidade de João Pessoa, em homenagem póstuma ao conterrâneo Jackson do Pandeiro (1919-1982), considerado o 'Rei do Ritmo' e, também, um dos mais importantes nomes da música popular brasileira. Será a primeira vez que os dois grupos compartilharão o mesmo palco do início ao fim da apresentação, cujo ingresso para o público custa R$ 15,00.

“Já nos apresentamos em outros eventos com a Cabruêra, mas compartilhar o mesmo palco do início ao fim do show será a primeira vez. Dá um pequeno nervosismo, mas é uma felicidade poder participar desse momento”, confessou para o jornal A União Jader Finamore, um dos integrantes do grupo Os Fulano. Ele disse que, das 25 canções que o público ouvirá, 18 foram compostas apenas por Jackson do Pandeiro, ou então com seu parceiro mais frequente, Rosil Cavalcanti (1915-1968), sendo as demais três autorais de cada banda, em novos arranjos. “Na verdade, o objetivo é antecipar as homenagens pelo centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro, que se completará em 2019. O show será uma mescla do rock com o forró pé de serra”, observou, ainda, o músico.

Jader Finamore lembrou que esse projeto em tributo ao 'Rei do Ritmo' foi gestado pelos integrantes das duas bandas, em 2017. “Foram quatro meses de pesquisa e seleção de repertório. O show está bem alegre, repleto de uma sonoridade interessante. Jackson do Pandeiro é um dos grandes mestres nos quais a gente se inspira na forma de compor e de se comportar no palco, além de um dos grandes instrumentistas”, disse ele, que é vocalista e toca cavaquinho na banda Os Fulano, da qual ainda são integrantes Lucas Dan (sanfona), Betinho Lucena (triângulo) e Thiago Melo (zabumba). O músico antecipou que o grupo entrará em estúdio no segundo semestre deste ano para gravar o terceiro CD da carreira, ainda sem título, mas que conterá 12 músicas autorais e será lançado em 2019.

O título já deixa claro que o 'Projeto Jackson Racional e Os Afrobatuques' é, na verdade, um mergulho nesses dois universos da obra do músico paraibano. O repertório mescla canções da fase 'Racional' com outras advindas do período em que o 'Rei do Ritmo' foi influenciado pelos toques do candomblé. Formada por Arthur Pessoa, Pablo Ramires, Edy Gonzaga e Leo Marinho, a Cabruêra celebra 20 anos de carreira e também já prepara para 2018 o lançamento do sexto álbum, produzido pelo colombiano Felipe Álvares.

A propósito, nos anos 1970, Jackson do Pandeiro - assim como os cantores Tim Maia e Orlando Silva - frequentou a Universo em Desencanto, uma mistura de filosofia, religião e seita fundada por Manoel Jacintho Coelho, que escreveu cerca de mil livros e cuja doutrina teria lhe sido transmitida por meio de uma energia cósmica intitulada 'Racional Superior'. Influenciado pela chamada 'Cultura Racional', Jackson - que seguiu essa religião de 1973 a 1978 - gravou várias canções em cujas letras estão princípios místicos, a exemplo de ‘Mundo de Paz e Amor’, ‘Acorda Meu Povo’ e ‘Luz do Saber’. O 'Rei do Ritmo' - que nasceu no Município de Alagoa Grande e gravou mais de 500 músicas, ao longo da carreira - ainda demonstrou sua admiração pela 'Cultura Racional' na capa do disco intitulado 'Alegria Minha Gente', onde aparece usando um medalhão da Universo em Desencanto.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06