Guilherme Cabral
“Um marco”. É assim que o professor Jocelino Tomaz, fundador e coordenador do Grupo Atitude, uma ONG (Organização Não-Governamental) que atua há 12 anos na promoção da leitura e da cultura no Município de Caiçara, localizado na região Brejo da Paraíba, considera o fato da Barraca-Biblioteca, um dos projetos desenvolvidos pela entidade, ter alcançado no último sábado, dia 29 de julho, o registro de 2.000 empréstimos na feira livre que se realiza aos sábados, na cidade. “Creio que, pela necessidade de termos mais incentivo à leitura, ações nesse sentido sirvam de modelo para que outras iniciativas do gênero venham a acontecer”, disse ele para o jornal A União.
Esse momento histórico para o projeto da ONG, que mantém a Barraca-Biblioteca na feira livre da cidade de Caiçara desde o mês de abril de 2015, foi registrado com a visita da turma da docente Gigliani Lúcia, professora do 5º ano da Escola Municipal Maria Eudésia de Carvalho. Os estudantes levaram cordéis para um projeto de leitura. Na oportunidade, esses alunos ainda puderam assistir a apresentação do cordelista e mágico Bartolomeu Xavier, que é membro do Grupo Atitude, e, até mesmo, cantar “parabéns” para a própria barraca e para uma aluna que aniversariava, com direito inclusive a um bolinho.
Quem costuma frequentar a feira livre de Caiçara, ou então que passa eventualmente pelo local, se depara com uma barraca diferenciada. “Nela não se vende alimento para o corpo mas, isto sim, empresta-se “alimento” para a mente. É a Barraca da Leitura”, disse Jocelino Tomaz. “A barraca se tornou uma atração turística da cidade. Muitos visitantes, principalmente do meio cultural, já vieram a Caiçara para ver de perto esse e outros projetos do Grupo Atitude. Já passaram pela barraca muitos cordelistas, escritores, atores, jornalistas, o secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, membros da Academia Paraibana de Cinema, violeiros, turma de universidade, professores de outras cidades, etc.”, prosseguiu ele.
O Grupo Atitude é formado, atualmente, por cerca de 40 voluntários, os quais ajudam a manter em funcionamento três bibliotecas comunitárias - uma delas é “lanchoteca” -, programa de rádio, Natal Rural e Natal Literário, além do projeto “Escolas Leitoras”, realizado em parceria com os colégios da cidade, o “Leitura em Cadeia”, que empresta livros para os presos, e pontos de leitura em farmácia, lan-house e padaria. “Pela criatividade e os resultados dos projetos, o Grupo foi campeão brasileiro do Prêmio Vivaleitura 2014 e foi agraciado, nesse ano, pelo Prêmio “Jemina Marques”, da Associação Paraibana de Bibliotecários”, ressaltou Jocelino.
“Por esses projetos e pelo fato da cidade de Caiçara ter 25 “filhos” escritores, ela tem sido reconhecida popularmente como a “Cidade da Leitura” e também possui a “Praça da Leitura”, lembrou ainda Jocelino Tomaz, que forneceu um número de telefone para quem quiser colaborar ou, então, trocar experiências com o Grupo Atitude. Trata-se do 99175-6171.