Notícias

‘As Raparigas de Chico’ anima o sábado de Carnaval em JP

publicado: 09/02/2018 18h05, última modificação: 09/02/2018 18h33
1.jpg

Bloco reúne uma verdadeira multidão todos os anos. Em sua sétima edição espera por 15 mil foliões - Foto: Divulgação

tags: bloco , carnaval , as raparigas de chico , chico buarque , folia , aninação , música , poesia


Mariana Lira

Especial para A União

Neste sábado (10), as muchachas bacanas, mais conhecidas como ‘As Raparigas de Chico’, tomam conta da Avenida Tabajaras, no Centro da cidade. A sétima edição do bloco que reúne amantes do poeta folião concentra-se em frente ao Sebo Cultural, a partir das 14h30 e só termina no início do domingo (11). No evento, o jornalista Fernando Moura lançará o livro ‘Aniversinhos e outras postagens’. “Vai passar nessa avenida um samba popular”, canta Chico Buarque de Holanda, ícone inspirador do bloco. Mas não só samba, pois nesta edição 65 músicos passarão pelo palco, com repertórios diversificados que vão garantir poesia e folia.

A festa carnavalesca contará com as participações de Nathália Bellar, Seu Pereira, Liss Albuquerque e Banda, Orquestra Sanhauá do Maestro Teinha, Polyana Resende, Mirandinha e Banda, Kennedy Costa, Tony Leon e Banda, Coral Voz Ativa, Banda Mafiota e orquestras de frevo. Todos os artistas interpretarão obras de Chico. De acordo com Heriberto Coelho, um dos diretores do 'Bloco As Raparigas de Chico', a expectativa para este ano é de que cerca de 15 mil pessoas participem da festança. Além das atrações musicais, o evento abrigará o Encontro de Food Trucks, reunindo dez deles para atender aos foliões, ainda conforme Heriberto.

O bloco foi idealizado por Ana Maria Costa e Ademilson José, compositor do hino, em 2012. A cada ano cresce o número de foliões, que aglomeram-se em torno de um palco central, pois, diferente de outros blocos, 'As Raparigas de Chico' não realiza um percurso. Sem fins lucrativos, a principal fonte rentável do bloco é a venda das camisas, que podem ser adquiridas ao preço de R$ 40,00 no Sebo Cultural até a hora do início do bloco. Na compra da camisa, o folião concorre a uma bicicleta e brindes.

Na oportunidade, Fernando Moura aproveita o dia de seu aniversário, que coincide com o sábado de Carnaval, para lançar sua nova obra, ‘Aniversinhos e outras postagens’. Trata-se de versos escritos por Fernando honrando seus amigos que aniversariam no mês de fevereiro, através do Facebook. “Pra quem gosta de poemas e adora o Carnaval, vai poder curtir os dois lá no Sebo Cultural. Em meio a amigos e amigas, na zona das ‘Raparigas’, no Centro da capital”, convida Fernando Moura para o evento. O autor uniu em um livro as felicitações poéticas, postadas desde 2014 em sua rede social. A realização foi por conta da Edições Voo Livro, Gráfica JB e Sebo Cultural. O lançamento será no Sebo Cultural, às 14h.