Neste mês, em João Pessoa, a escola de teatro apresenta o espetáculo ‘Gala Bolshoi’ e promove uma oficina

Bolshoi faz turnê pelo Nordeste

publicado: 08/06/2022 09h14, última modificação: 08/06/2022 09h14
Cia-Jovem-Bolshoi-Brasil-cleber-gomes-.jpg

Foto: Cleber Gomes

Um desfile de vários espetáculos de balé em um só: Don Quixote, Quebra-Nozes, Melodia de Gluck, e a ópera Orfeu e Eurídice, além das danças a caráter. Essa é a descrição do Gala Bolshoi, montagem que está em turnê pelo Nordeste do país e vira ainda neste mês para João Pessoa. A apresentação acontecerá no dia 20, às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

A Escola do Teatro Bolshoi Brasil realiza apresentações em mais cinco cidades, que também recebem workshops e pré-seleções para novos alunos: Fortaleza, Recife, Natal, Maceió e Salvador, além da capital paraibana.

O Gala Bolshoi é formado por variações de conhecidos e aclamados espetáculos do balé já citados. O primeiro ato traz, entre outros momentos, o solo A Morte do Cisne, do coreógrafo Fokine, de apenas dois minutos de duração, conta a história do último voo de um cisne, antes de sua morte. A coreografia exige tal capacidade de expressão, com dramaticidade e emoção de voo, que torna esta performance dificílima e de uma beleza única.

O segundo ato é composto pelo balé contemporâneo Kaori, do coreógrafo William Almeida. Esse balé teve estreia em 2018 e desde então está no repertório da instituição. O programa contempla, ainda, coreografias que trazem a técnica da arte da dança.

Os ingressos estão à venda no site Enjoy Ticket (enjoyticket.com.br) com preços variando entre R$ 80 (inteira) e R$ 25 (meia).

As inscrições para a pré-seleção têm uma taxa de R$ 25 e podem ser feitas no site da Escola Bolshoi (www.escolabolshoi.com.br/audicoes) até a próxima segunda-feira (dia 13).

Também no dia 18, a partir das 14h30, acontecem três workshops gratuitos de dança clássica, na Estação Cabo Branco, todas ministradas pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, para iniciantes, intermediários e avançados. As inscrições também podem ser realizadas no site da instituição até o dia 16.

Espetáculo para Rede Pública

No dia 21, às 15h, no Teatro A Pedra do Reino, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil volta a se apresentar para a Rede Pública de João Pessoa, de forma gratuita.

Escolas da rede pública da capital paraibana, já agendados previamente com a Secretaria de Educação, vão prestigiar um espetáculo preparado especialmente para a ocasião, estimulando o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro.

A Escola Bolshoi Brasil tem uma parceria com Prefeitura Municipal, na qual realiza a pré-seleção de crianças para estudarem na única filial do Bolshoi no país, em Santa Catarina, criada há 22 anos. Atualmente, cinco alunos de João Pessoa estudam na escola por meio do convênio de bolsas de estudos.

Ações na turnê

Além do espetáculo, a Escola Bolshoi Brasil irá realizar em sua turnê workshops gratuitos e um processo de pré-seleção para novos alunos.

No dia 18, a partir das 9h, no Centro de Educação Integrada (CEI), acontece a pré-seleção de João Pessoa. As vagas são para candidatos de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos (conforme data de nascimento descrita no edital), com conhecimento em dança. Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo. O objetivo é pré-selecionar bailarinos e bailarinas nascidas nos anos de 2005 a 2011.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 8 de junho de 2022