Em iniciativa que busca resgatar a cultura do Nordeste e a rica história da luta social na região, o Encontro do Borborema Cangaço realiza sua quinta edição, de hoje a domingo (28), na cidade de Monteiro. A solenidade de abertura ocorrerá hoje, às 8h30, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Centro de Monteiro, e reunirá, entre os convidados, o cineasta e pesquisador Aderbal Nogueira, o escritor Bismarck Martins, o poeta Marco Di Aurélio, o historiador Júnior Almeida e o cordelista e escritor Guttemberg Pereira de Farias.
Amanhã, também às 8h30, a programação contempla uma visita à Fazenda Areial, que pertenceu a Augusto de Santa Cruz, também conhecido como Guerreiro Togado — de acordo com o professor e pesquisador Julierme do Nascimento, presidente do encontro, Augusto teria sido um dos principais representantes do cangaço no estado.
No domingo, os participantes viajam para a cidade de Prata, em visita ao túmulo do ex-cangaceiro e volante Clementino José Furtado, o Clementino Quelé, que, de agente da lei (fora sargento da Polícia Militar do estado), virou a casaca e passou a figurar na lista dos criminosos mais procurados.
“No evento vamos ter uma das maiores figuras da pesquisa sobre o cangaço, Aderbal Nogueira, que retrata e documenta o fenômeno histórico em vídeos e documentários, além de Bismarck Martins, um dos cinco maiores pesquisadores do cangaço”, explica Julierme. “Uma das nossas principais propostas é abrir a rota do cangaço, já que a Paraíba foi uma das maiores rotas de circulação do movimento. Temos a preocupação de resgatar e difundir as informações, desmistificando o cangaço para as novas gerações”, diz ele.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2025.