“Quero convidar para que possamos olhar para a Caatinga e assim trazer reflexões sobre um bioma invisibilizado que sempre foi explorado”, escreveu a artista visual Yasmin Formiga, no seu perfil no Instagram (@yasmin.formiga), sobre a sua nova exposição. “A Caatinga precisa ser ouvida, a sua ciência precisa estar ocupando os espaços”.
Com o batismo de Anunciação, a mostra será aberta amanhã, a partir das 19h, na galeria Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com entrada gratuita. Na ocasião, Yasmin Formiga informou também que haverá uma performance artística.
Utilizando-se de matéria orgânica das matas e dos dejetos inorgânicos que são descartados de qualquer maneira, a artista visual dá vida a obras que refletem a exploração da caatinga – onde a extração de minérios, o desmatamento e a implantação das usinas de energias renováveis deixam cicatrizes permanentes.
A partir de memórias afetivas, que têm como cenário a natureza e os laços familiares com raízes na agricultura familiar do interior paraibano, Yasmin Formiga nos faz repensar a definição de riqueza e reconhece a cultura sertaneja, a terra e as vidas que ela sustenta.
Sobre a artista
Natural do Vale Sabugi, Yasmin Formiga é arte-educadora e ativista ambiental do Sertão paraibano. Seu trabalho denuncia a exploração das empresas macro-renováveis no território sertanejo da Paraíba, uma vez que a transição para as energias renováveis precisa ser justa, equilibrada e transparente para a população afetada.
Promoção da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), o público pode conferir a exposição Anunciação até o dia 10 de novembro. A Galeria Archidy Picado fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, além de sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h e das 7h às 22h.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de outubro de 2023.