Notícias

Na programação da 5ª Mostra Matriz de Artes Cênicas, ‘Eternamente Bibi’ será encenado hoje, no Teatro Santa Catarina

Cabedelo recebe ode a Bibi Ferreira

publicado: 15/03/2022 08h57, última modificação: 15/03/2022 08h57
Bibi - Foto Max Ryan 2.jpg

Foto: Max Ryan/Divulgação

por Guilherme Cabral*

Uma homenagem póstuma para a cantora, atriz, apresentadora e diretora carioca Bibi Ferreira (1922- 2019) através da arte do transformismo. É assim o premiado espetáculo Eternamente Bibi, musical que a atriz Letícia Rodrigues, integrante do grupo Cara Dupla Coletivo de Teatro, realiza em única apresentação hoje, a partir das 20h, no Teatro Santa Catarina, localizado na cidade de Cabedelo, dentro da programação da 5ª Mostra Matriz de Artes Cênicas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em comemoração ao ‘Mês das Mulheres’, desenvolvida por meio de parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos uma hora antes do início do evento.

“Estou muito feliz por poder participar do projeto Matriz, que é de grande valia, pois é mais uma oportunidade de enaltecer, nesse evento em homenagem às mulheres, aquela que é considerada a dama dos palcos brasileiros, Bibi Ferreira, no ano do seu centenário de nascimento. E também estou contente porque a proposta do espetáculo foi contemplada e ganhou a maior pontuação no edital da Funesc”, confessou Letícia Rodrigues.

Além de resgatar a arte do transformismo, através da apresentação do espetáculo, Letícia disse que homenageia Bibi entoando canções de amor que marcaram a vida da saudosa artista e que foram gravadas por nomes como Chico Buarque, Maysa Monjardim, Amália Rodrigues e Frank Sinatra. Durante a apresentação, a atriz informou que usa seis perucas e igual quantidade de vestidos. “A troca é feita no palco e não tem nudez, mas é tudo poético”, garantiu a atriz.

Rodrigues aceitou a proposta de apresentar o musical do mineiro Geraldo Fidélis e o estreou em 2019, quando Bibi Ferreira morreu no dia 13 de fevereiro, aos 96 anos de idade. “O espetáculo ganhou mais de 15 prêmios, sendo sete no Festival de Araçuaí, em 2019, e o de Melhor Atriz no Festival de Guaçuí, no Espírito Santo, em 2021”.

Durante 2022, ano em que Bibi Ferreira completaria seu centenário de nascimento em 1° de junho, Letícia Rodrigues informou que pretende sair em turnê, pelo Brasil, com o espetáculo, que já foi apresentado em João Pessoa e Cajazeiras. A atriz informou que já está agendada apresentação em festival na cidade mineira de Ubá, no dia 18 de abril. Em maio, retornará a Minas Gerais para se apresentar em festival de artes cênicas na cidade de Conselheiro Lafaiete e, também, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal (RN). Em junho, na Paraíba, espera levar o musical para alguns locais, a exemplo do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBnB), em Sousa, e novamente no Teatro Íracles Pires (ICA), em Cajazeiras. “Gostaria de apresentar o espetáculo no Teatro Bibi Ferreira, em São Paulo, e vou procurar tratar desse assunto”, disse a artista.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de março de 2022