Lucas Silva - Especial para A União
Exposições, feira de artesanato, oficinas, trilhas ecológicas, teatro de rua, entre outras atividades marcam a abertura oficial do festival Caminhos do Frio, edição 2016, que acontece hoje na cidade de Areia. Passando por nove cidades, o evento irá contemplar um vasto leque de expressões culturais. De acordo com seu calendário oficial, as atividades seguem até o próximo dia 4 de setembro, e quem dará início às festividades é a cantora Mira Maya, com sua apresentação intitulada de "Bailinho", marcada para o próximo sábado dia 9, às 20h, na Praça Principal do município.
Com a temática "Frio, Cachaça e Arte", a cidade de Areia possui em seu território muitas riquezas naturais. Situada em local elevado, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.
Desse modo, levando em conta o frio e o aconchego que ele proporciona aos seus apreciadores, abrindo o festival a artista Mira Maya irá apresentar ao público presente um setlist que fará todos se sentirem acolhidos literalmente.
"Será um show para curtir. Com muita sofrência, cantância e dançância", disse a cantora sobre sua apresentação no evento.
Em seu show, a artista irá passear por canções autorais e de parcerias já realizadas, assim como grandes sucessos de nomes como: Reginaldo Rossi, Roberto Carlos, Flávio José, Marília Mendonça e outros desse seguimento mais romântico.
As influências da apresentação passeiam pelo Brega, Jazz, Bolero e até guarânias paraguaias. Entre as parcerias, a cantora trabalhou com artistas como Felipe Alcântara dos Gonzagas, Titá Moura, Renan Uchôa, Val Donato e outros que estarão no novo disco.
Além disso, Mira Maya acrescentou que "o show certamente será uma surpresa. O público verá uma Mira Maya completamente diferente, mais sentimental e apaixonada. Eu quis realmente criar um "bailinho pra dançar agarradinho", para as pessoas cantarem as canções junto comigo rodopiando no salão", concluiu.
Logo após Areia, o próximo caminho a se embarcar é o Município de Pilões. Apresentando o tema "Flores, Cultura e Arte", o município dá início as suas festividades no dia 11 de julho, seguindo até o dia 17 do mesmo mês.
Entre as apresentações que a programação reservou para o público estão à realização de oficinas, apresentações culturais com balé, teatro e pagode MPB. Além disso, o encerramento da festa fica por conta do Trio Asa Branca e do Cordelista Baraúna, às 9h.
Um dos diferenciais do município é que ele apresenta vários rios perenes, belas cachoeiras e pequenos córregos que compõem a bacia hidrográfica do Rio Mamanguape. Com vestígios remanescentes da Mata Atlântica, apresenta vegetação formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
Logo após Areia e Pilões, o terceiro destino é o Município de Remígio. Tendo durante a semana, que acontece de 18 a 24 de julho, algumas performances de teatro, oficinas, a exibição de exposições e demais expressões culturais, a cidade terá o show de um dos grandes nomes da música brasileira, o cantor Chico César. Como temática para representar a cidade foi escolhida "Cultura e Agroecologia na Serra".
Nascido Francisco César Gonçalves em 26 de janeiro de 1964, no Município de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, aos dezesseis anos Chico César foi para a capital João Pessoa, onde se formou em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda.
Pouco depois, aos 21 anos, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoou-se em violão, multiplicou suas composições e começou a formar o seu público. Sua carreira artística tem repercussão internacional. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto linguístico.
Por sua vez, Solânea dá início as suas programações a partir do dia 25, seguindo até o dia 31. Trazendo o tema "Memorial de Fé, Arte e Cultura", as apresentações que acontecem durante a semana ficam por conta de um desfile de moda, oficinas para crianças, workshops de pandeiro, abertura de exposições de artes plásticas e afins. Uma outra grande atração da semana, é o show da cantora Renata Arruda que acontece no dia 29, às 23h, na Praça 26 de novembro.
Renata Arruda é cantora e compositora, parceira de vários compositores famosos como Sandra de Sá, Zélia Duncan, Ana Terra, Chico César, Zé Ricardo, Mongol, José Augusto, Nando Cordel, entre outros. Ao longo de sua carreira, a artista fez diversas composições gravadas por Ney Matogrosso, Sandra de Sá e Xuxa. Além disso, tem no seu currículo 4 músicas em novelas, sendo 3 na Globo (Fera Ferida, Vira-lata e Andando nas Nuvens) e uma na Record (Metamorfose).
Em Serraria o tema "Natureza, Seresta e Engenhos" mostra como é possível envolver as três nuances do tema principal em apenas um. Tendo início no dia 1° de agosto, a programação do município segue até o dia 7 explorando as apresentações de repentistas, grupos folclóricos, noites sertanejas, oficinas de cordel e demais expressões culturais.
Já em Bananeiras a "Aventura e Arte na Serra" faz com que os participantes da festividade se envolvam completamente com atividades mais aventureiras. A exemplo disso, quem se interessar por oficinas de skate, produção de filmes, oficinas de criação artística e trilhas culturais, o Município de Bananeiras é uma boa opção.
Entretanto, quem optar pelas apresentações culturais, pode ficar tranquilo, pois a cidade oferece ainda muitos shows como o da cantora Sandra Belê, às 23h e Kelson Kiss, às 21h. As performances acontecem na Praça Castro Pinto. A programação segue de 8 a 14 de agosto.
Caminhando para o fim do circuito, o próximo município a ser visitado é o de Matinhas com seu tema "Laranja, Arte e Cultura". Oferecendo apresentação do dia 15 ao dia 21 de agosto, quem estiver presente na cidade poderá conferir performances de sanfoneiros locais, no palco principal, às 19h30, e ver ainda a desenvoltura da orquestra sinfônica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de cinema na praça e show de Jackson Envenenado, às 9h do dia 20.
Logo após é a vez de Alagoa Nova tomar as rédeas do festival e apresentar ao público suas expressões culturais a partir do dia 22 até o dia 28. Na cidade, os alagoenses poderão usufruir de atividades como cursos de artesanato, agricultura, gastronomia, oficinas de teatro com Suzy Lopes, apresentações de musical e afins. E para fechar com chave de ouro, o Município de Alagoa Grande dá o ar de sua graça com o tema "Rota Cultural Jackson do Pandeiro" e encerra o circuito cultural.
A programação segue de 29 a 4 de setembro trazendo em sua bagagem mostras de teatro estudantil, apresentações de espetáculos, oficinas de dança e corpo e memória, lançamento de livros e revistas, exibição de curtas, trilha ecológica de bicicleta, festival de dança, workshop de teatro e shows das bandas Corte da Lagoa.