O Canal Brasil preparou uma mostra especial para prestigiar o documentarista paraibano Vladimir Carvalho, principal homenageado do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Hoje, mesma data da premiação, que terá transmissão ao vivo no Canal Brasil, serão exibidos: dois longas-metragens dirigidos por ele, O País de São Saruê e Rock Brasília - Era de Ouro; um episódio do programa ‘Cineastas do Real’, em que o cineasta bate um papo com Amir Labaki; o documentário Quando a Coisa Vira Outra, que fala sobre sua carreira no cinema; além de um ‘Cinejornal’ especial com entrevista do diretor.
O País de São Saruê, que será exibido às 13h10, é um documentário filmado no início da década de 70, sobre as secas na região de Rio do Peixe, na Paraíba, com imagens e depoimentos de garimpeiros locais. O filme tem como fio condutor um poema de Jomar Moraes e é narrado pelo dramaturgo Paulo Pontes. Às 14h30, Rock Brasília - Era de Ouro traz a história e a evolução do rock em Brasília nos anos 80, até a Legião Urbana, que se tornou sucesso nacional. Com imagens de arquivo inéditas e depoimentos de Caetano Veloso, Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, além de Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro, do Paralamas do Sucesso.
No episódio de ‘Cineastas do Real’, programa apresentado por Amir Labaki, Vladimir Carvalho conta sobre suas inspirações, seu processo criativo e as temáticas escolhidas para cada filme. O papo será exibido às 12h45. Para fechar a homenagem, às 16h20 entra na grade o documentário Quando a Coisa Vira Outra, dirigido por Marcio de Andrade, que mostra as motivações do trabalho de Vladimir e como seu irmão, o cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho, 14 anos mais novo, foi inserido no dia a dia de seus projetos e se tornou seu parceiro de trabalho.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de agosto de 2023.